Conheça Gabriel Andreata, braço direito de Jorge Sampaoli no Flamengo
Gabriel Andreata é o novo gerente de futebol do Flamengo; ele não acompanhou Jorge Sampaoli no Atlético-MG, Olympique de Marselha e Sevilla
Divulgação/ Arquivo Pessoal
Enquanto Jorge Sampaoli não estreia no comando do Flamengo, Gabriel Andreata, de 43 anos, irá trabalhar pela segunda vez com o treinador no futebol brasileiro. Antes, ele acompanhou o argentino no Santos e Atlético-MG.
O Torcedores.com apurou que Gabriel Andreata trabalha há mais de 10 anos com Jorge Sampaoli. Eles se conheceram em 2002, quando o gerente de futebol articulou a ida do treinador para o Coronel Bolognesi, do Peru. Desde então, a dupla se separou apenas duas vezes: Olympique de Marselha e Sevilla.
Formado em marketing esportivo, Gabriel Andreata aproveitou os últimos anos longe de Jorge Sampaoli para estreitar relacionamento com dirigentes e empresários para conhecer modelos de gestão e estrutura dos clubes brasileiros.
Depois de sair do Santos com Jorge Sampaoli no começo de 2021, Andreata assistiu in loco partidas dos campeonatos Carioca, Paulista e Mineiro. Além disso, foi a jogos da Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Eliminatórias em Copa do Mundo.
Nesse ínterim, ele foi em busca de informações e novidades para compilar um relatório a fim de apresentar a Sampaoli. Afinal, o treinador nunca escondeu o desejo de comandar o Flamengo quando retornasse ao futebol brasileiro.
Ainda segundo apurou a reportagem, Gabriel Andreata aceitou o convite para ser gerente de futebol do Flamengo, quando já tinha uma negociação em andamento com a Federação Peruana de Futebol (FPF).
O último trabalho dele num clube de futebol foi no Santos, onde foi vice-campeão brasileiro em 2019. Naquele ano, o Peixe perdeu o título da competição juntamente para o Flamengo comandado à época por Jorge Jesus.
Profissional tem carreira vitoriosa
Carioca e torcedor rubro-negro, Gabriel Andrata soma passagens por clubes como Coronel Bolognesi, Sporting Cristal, O’Higgins, Emelec, Universidad de Chile, Santos e Atlético-MG. Além disso, trabalhou nas seleções do Chile e Argentia.
Ao lado de Jorge Sampaoli, conquistou a Copa América (2015), a Copa Sul-Americana (2011), o Campeonato Chileno (2011 e 2012), a Copa da Liga Chilena (2011), a Taça do Chile (2012), o Campeonato Equatoriano (2009 e 2010) e o Campeonato Mineiro (2020).

