Conmebol toma atitude sobre final da Libertadores 2023 no Maracanã
Brasil recebe final única da Copa Libertadores da América pela segunda vez, dessa vez sem restrições pela pandemia
Divulgação - Conmebol
A Conmebol decidiu antecipar a final da Copa Libertadores da América 2023, que será realizada no Maracanã. Anteriormente, a grande decisão seria no dia 11 de novembro, mas agora irá ocorrer no dia 4 do mesmo mês.
A principal entidade de futebol na América do Sul divulgou todas as datas da competição. Os jogos de oitavas de final acontecem em 2 e 9 de agosto, as quartas em 23 e 30 de agosto e a semifinal nos dias 27 de setembro e 4 de outubro.
Essa será a segunda vez que a final de partida única da Libertadores será disputada no Maracanã. Em janeiro de 2021 (decisão válida pela edição de 2020), Palmeiras e Santos disputaram o título no estádio no Rio de Janeiro, com vitória por 1 a 0 do time de Abel Ferreira.
Em 2019, a final foi vencida pelo Flamengo em Lima, no Peru, enquanto a edição de 2021 foi em Montevidéu, no Uruguai, com mais uma vitória do Palmeiras, dessa vez diante o Fla. No ano passado, o Rubro-Negro conquistou o tricampeonato em Guayaquil, no Equador, contra o Athletico-PR.
A final única da Libertadores começou em 2019. Antes, a competição tinha como modelo jogos de ida e volta em todas as fases. Vale lembrar que, devido ao auge da pandemia de coronavírus no mundo, a decisão de janeiro de 2021 no Maracanã foi dispustada com apenas 5 mil pessoas presentes.
Assim como nas últimas edições, os brasileiros são os grandes favoritos pelo título. Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Atlético-MG, Fluminense e Athletico-PR brigam pela “Glória Eterna” na competição da Conmebol.
Sobre a Copa Sul-Americana, a final permanece sendo em 28 de outubro, em Montevidéu, no Uruguai. Santos, São Paulo, Botafogo, Red Bull Bragantino, Fortaleza, Goiás e América-MG estão na disputa.

