Liverpool corre o risco de ficar fora da próxima Champions League
Reds precisariam de série de vitórias e tropeços de rivais para poder jogar a Liga dos Campeões da Uefa na próxima temporada
Divulgação/Facebook Oficial Liverpool
O Liverpool não vive a melhor de suas temporadas, isso principalmente na Premier League. Sem chances de título, a equipe também corre o risco de sequer ter vaga na próxima edição da Uefa Champions League por conta dos resultados que vem obtendo na temporada.
Atualmente na oitava posição, com 44 pontos, os Reds estão 12 pontos atrás do Newcastle, quarto colocado e último que se classificaria para a Liga dos Campeões se o Campeonato Inglês terminasse agora. Para tentar reduzir um pouco tal desvantagem, enfrentam nesta segunda-feira (17) o Leeds United, no fechamento da 31ª rodada da competição.
Um levantamento da FiveThirtyEight, especializada em estatísticas, aponta que a equipe tem, por enquanto, 8% de chances de classificar para a próxima Champions. Para poder ter a vaga em mãos, o Liverpool precisaria ter, no mínimo, 66 pontos, que foram pontuações de que Chelsea (em 2019/10) e o Manchester City (em 2015/16) obtiveram para estar na Liga dos Campeões.
No colocado pela ESPN, seriam necessários, pelo menos, mais 22 pontos para poder ter a chance de se classificar, embora isso não seja garantido. Como tem dois jogos a menos que a maioria dos times (contando com o jogo desta segunda-feira), ainda tem um espaço para isto acontecer. Mas teria que vencer praticamente todos os jogos que lhe resta e torcer para que Newcastle, Tottenham, Aston Villa e Brighton, times imediatamente acima dos Reds, tropecem muito desta reta final.
No entanto, isso pode esbarrar na atual campanha dos Reds na temporada. São quatro jogos sem vencer para o Liverpool (duas derrotas e dois empates) num momento em que o time de Jürgen Klopp precisa se reafirmar depois da dolorosa queda na atual edição da Champions para o Real Madrid
Monday night lights.
A trip to Elland Road to take on Leeds in the @PremierLeague awaits🛣️#WalkOn | #LEELIV pic.twitter.com/XPZsnbTQ9D
— Liverpool FC (@LFC) April 17, 2023

