PVC detalha demissão de Ceni no São Paulo e dá sugestão ao treinador
Tricolor anunciou na tarde desta quarta-feira a demissão do técnico
Chegou ao fim na tarde desta quarta-feira a segunda passagem de Rogério Ceni como treinador do São Paulo. O trabalho dele foi interrompido mesmo com vitória sobre a Academia Puerto Cabello-VEN (2 a 0) na noite anterior, no Morumbi, pela segunda rodada da Copa Sul-Americana.
Colunista do UOL Esporte, PVC já havia informado ao longo da semana que Ceni poderia ser demitido até mesmo em caso de triunfo sobre os venezuelanos. Para o jornalista, o treinador perdeu a liderança no vestiário.
“É triste dizer que a gente antecipou o que poderia acontecer e aconteceu nesta quarta-feira. Há dois dias a gente disse que o Rogério poderia sair até mesmo em caso de vitória contra o Puerto Cabello e foi exatamente o que aconteceu. É raro e não inédito no futebol brasileiro que um técnico caia em caso de vitória, mas aconteceu exatamente isso porque o diagnóstico era que desse mato não vai sair mais coelho nessa passagem”, disse PVC, em vídeo gravado ao UOL Esporte.
O jornalista ainda pediu para que Ceni reflita sobre problemas de relacionamento e principalmente liderança que enfrentou durante um ano e meio no Tricolor.
“Rogério Ceni pode vir a ser o melhor técnico do Brasil, mas ele vai precisar refletir muito sobre essa passagem, sobre o fato de ter tido problemas de relacionamento, de liderança, mais até do que relacionamento. Não é entrar no vestiário simplesmente. É ser um líder, mais do que um chefe e o Rogério não conseguiu fazer isso, ser o líder que o elenco precisa. Claro que também quem fracassa é o São Paulo porque tem tido técnicos como Fernando Diniz que vão fazer sucesso em outros lugares e isso pode acontecer com o Rogério, mas ele precisa refletir sobre o que aconteceu nessa passagem, sobre como pode ser um líder melhor no próximo trabalho”, sugeriu.
Os números de Rogério Ceni como treinador do São Paulo
Ceni assumiu o Tricolor em outubro de 2021. A segunda passagem dele como treinador teve 50 vitórias, 28 empates e 29 derrotas, rendendo em aproveitamento de 55,45% de aproveitamento dos pontos disputados. No período, a equipe disputou duas finais, ficando com os vices no Paulistão 2022 e Copa Sul-Americana 2022.
Pegando como parâmetro apenas a temporada 2023, foram 17 jogos, com nove vitórias, quatro empates e quatro derrotas, resultando em aproveitamento de 60,78%.
A primeira passagem ocorreu em 2017 em sua primeira experência como treinador de futebol. A sua trajetória no Tricolor durou apenas sete meses. Ele foi demitido após 35 jogos, com 14 vitórias, 11 empates e 10 derrotas (aproveitamento de 50,47%).


