Vasco empresta zagueiro ganhar experiência em clube do Brasileirão Série D
Vitão foi empresado ao Vitória-ES para a disputa do Brasileirão Série D; zagueiro não estava nos planos do técnico Maurício Barbieri
Daniel Ramalho/ Vasco
Um dos zagueiros das divisões de base do Vasco observados pelo técnico Maurício Barbieri para ser utilizado na Série A do Campeonato Brasileiro está de saída: Vitão. O jogador de 19 anos foi liberador para ganhar rodagem a fim de voltar mais maduro no começo de 2024.
O Torcedores.com apurou que Vitão foi emprestado ao Vitória-ES para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Ele firmou contrato com o clube capixaba até o dia 30 de novembro, quando se encerra a competição nacional.
Vitão realizou sete partidas pelo Vasco em 2023. Ele foi utilizado pelo técnico William Batista em quatro jogos na Copa São Paulo de Futebol Júnior e três no Campeonato Carioca sub-20. Além disso, marcou dois gols e acumulou 556 minutos em campo.
Apesar disso, ele não conseguiu espaço no elenco principal diante da grande concorrência no setor. Atualmente, Maurício Barbieri conta com Robson Bambu, Léo, Manuel Capasso, Matheus Miranda e Zé Vítor como opções para a zaga.
Ainda segundo apurou a reportagem, Vitão tinha sondagens de clubes como o Anápolis, Bahia de Feira, Brasiliense, Ferroviário-CE e Nacional-AM. No entanto, ele optou pela proposta da equipe capixaba para não sair da comissão técnica vascaína.
A ideia é da liberação é dar mais rodagem ao atleta. Mesmo que o objetivo fosse ficar no clube de São Januário nesta temporada, sem ter garantias de que seria utilizado por Maurício Barbieri a alternativa foi buscar uma equipe onde tivesse condições de acumular experiência.
Vitão se apresentou ao novo clube nesta quarta-feira (26), quando realizou exames médicos e testes físicos. Após superar a parte burocrática, o zagueiro pode, enfim, firmar contrato com o Vitória-ES.
A carreira de Vitão
Nascido no Rio de Janeiro, Victor Araújo de Alencar Oliveira, o Vitão, está no Vasco desde 2019. Desde então, o zagueiro foi destaque do time cruzmaltino em todas as categorias do sub-15 ao sub-20.
Ao longo da sua trajetória na base do clube, ele conquistou três competições: o Campeonato Carioca sub-20 (2020), o Campeonato Carioca sub-17 (2021) e o Campeonato Carioca sub-15 (2019).

