Barcelona teve influência em conquistas recentes do Palmeiras na Libertadores; entenda
O Verdão teve sequência de destaque na competição continental após eliminação para o clube equatoriano em 2017
Alexandre Schneider/Getty Images
Nesta quarta (3), o Palmeiras enfrenta o Barcelona de Guayaquil, no Equador. Buscando confirmar a recuperação na competição, o Verdão vai encarar um adversário que simboliza uma “mudança de ventos” na Libertadores. Em 2017, o Alviverde foi eliminado pelo Barcelona e, depois disso, fez a melhor campanha da fase de grupos e conquistou dois títulos do torneio.
Na edição de 2017, o Palmeiras acabou eliminado pelo clube equatoriano nos pênaltis, em fase que havia grande expectativa por uma conquista da Libertadores. Após a eliminação, o então presidente do Verdão, Maurício Galiotte “previu” que o clube paulista iria conquistar a taça nos anos seguintes.
“A torcida do Palmeiras pode ter confiança de que vamos ganhar a Libertadores”, declarou o Galiotte. O dirigente afirmou que a sequência de participações na competição era importante para o clube e a conquista iria chegar, apesar da decepção pela eliminação. “Torcida está chateada, nós também, mas temos de ter consciência de que o trabalho tem de continuar”, completou o ex-presidente.
Após a eliminação para o Barcelona, o Palmeiras terminou com a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores em 2018 e 2019, mas novamente sem levantar a taça. No entanto, em 2020, o Verdão “repetiu a dose” de melhor campanha e desta vez ficou com o título depois de vencer o Santos na final, no Maracanã. No ano seguinte, o Alviverde conquistou o bicampeonato e o terceiro título da história, superando o Flamengo em Montevidéu.
Palmeiras enfrenta o Barcelona em 2023 com a missão de se recuperar na Libertadores
Nesta quarta (3), o Verdão vai encarar o clube equatoriano às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos do torneio continental. O Palmeiras está em busca de uma recuperação na competição, após derrota na estreia para o Bolívar-BOL.
Atualmente, o Palmeiras está na lanterna do Grupo C, pelo critérios de desempate. Apesar do grupo ter todos os times empatados com três pontos, o Bolívar-BOL lidera pelo saldo de gols, enquanto Cerro Porteño-PAR e Barcelona de Guayaquil-EQU aparecem na sequência, respectivamente.

