Campeonatos Paulista e Gaúcho de 2023 são denunciados por fraude; saiba mais
Depoimento na CPI da Manipulação no Futebol afirma, no entanto, que competições em si não foram ‘comprometidas’
MyKe Sena/Câmara dos Deputados
Os primeiros depoimentos da CPI da Manipulação de Resultados, que busca esclarecimentos sobre os recentes escândalos apresentados pela Operação Penalidade Máxima começaram a ser tomados nesta semana. Um deles o do promotor do órgão responsável pela investigação, o Ministério Público de Goiás.
Fernando Cesconetto falou à CPI a deu maiores dados sobre a volume das investigações sobre os casos de manipulação de resultados no futebol brasileiro. Segundo o promotor do MP-GO, o esquema também influiu em jogos de campeonatos estaduais em 2023, citando suspeitas em partidas do Paulistão e do Gauchão deste ano, além de outras competições regionais que tiveram indicativos de manipulação para beneficiar apostadores.
No entanto, segundo o promotor, os torneios em si não tiveram comprometimento quanto aos destinos do torneio e a seus respectivos campeões (Palmeiras e Grêmio). Ainda que possam ser jogos que tenham alguma relevância diante da investigação
“No Campeonato Paulista e no Gaúcho, as partidas denunciadas são na fase de classificação. As partidas são específicas e, embora sejam penalmente relevantes, não afetaram a competição de maneira geral e nem o resultado de quem é o campeão”, declarou Cesconetto segundo o GE.
O promotor disse à CPI que, em cada torneio, duas partidas foram alvo de manipulação por apostadores, no entanto, numa das partidas visadas, no Campeonato Paulista, houve a tentativa de fazer a proposta a um jogador, que recusou participar do esquema, estes com nomes não revelados.
Paulistão e Gauchão de 2023 foram denunciados por fraude, segundo promotor do MP-GO
Em CPI, Fernando Cesconetto diz que há indícios de manipulação em outros estaduais e explica que “não há indicativos de participação de dirigentes e casas de apostas” https://t.co/TkuoC4bZT0
— ge (@geglobo) May 30, 2023
No Paulistão, uma partida da competição aparece com suspeita de ter sido alvo da ação do esquema investigado pelo MP-GO na Operação Penalidade Máxima, esta sendo Guarani 2 x 1 Portuguesa, no começo de fevereiro. No Gauchão dois jogos (Esportivo 0 x 0 Novo Hamburgo e Caxias 3 x 1 São Luiz) constam do inquérito com tal suspeita de participarem de tal acerto.

