Globo recebe prêmio internacional por reportagem sobre o Luva de Pedreiro
Associção de Imprensa Esportiva Internacional (AIPS) premiou a reportagem sobre a história do influenciador
Reprodução
A reportagem da Globo sobre a história do Luva de Pedreiro foi premiada pela Associação de Imprensa Esportiva Internacional (AIPS), em Seul, na Coreia do Sul. O repórter Henrique Arcoverde recebeu a premiação na categoria Jovem Repórter de Vídeo pela matéria chamada “Receba!”. Ele e a Globo concorreram entre 1.830 inscrições de reportagens de 138 países diferentes.
A reportagem foi transmitida no Esporte Espetacular, tendo sido dirigida e roteirizada por Henrique Arcoverde, com Douglas Lima e Rafael Noronha na edição, e imagens de João Luccas Oliveira, além de produção de Sarah Bueno ao lado de Arcoverde. A Globo concorreu com a mesma reportagem na categoria Perfil de Atleta, ficando na 4ª colocação.
Repórter agradeceu ao Luva de Pedreiro e sua família
No palco da premiação, o repórter da Globo agradeceu ao Luva de Pedreiro e à sua família, visto que a reportagem foi um “documentário sobre eles”.
“Queria agradecer imensamente ao Iran e seus pais, seu Vadinho e Dona Lenilza. Este documentário é sobre eles. Uma família humilde, de um pequeno vilarejo no interior do Brasil com apenas 100 habitantes, longe de qualquer cidade grande. Esquecido pelos governantes. Iran é um menino que lutou toda a sua vida pelo direito de ser visto”, disse Arcoverde no palco da premiação em trecho divulgado pelo Globoesporte.com.
“E contra todas as probabilidades, ele conseguiu isso com nada além de uma bola de pano, um campo de terra, um celular de segunda mão e um par de luvas de pedreiro. Essa história representa milhares de brasileiros.”
A AIPS distribui uma das principais premiações do jornalismo esportivo. A entidade existe desde os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris. São integrantes de 161 países na associação, que é sediada atualmente na Suíça.

