PC Oliveira, da Globo, se emociona e faz desabafo sobre racismo; assista
Comentarista de arbitragem da emissora analisa insultos contra o atacante brasileiro Vinicius Junior na Espanha
Reprodução/Globo
Os episódios de racismo sofridos recentemente pelo atacante Vinicius Junior, do Real Madrid, nos gramados espanhóis, fizeram Paulo César Oliveira, comentarista de arbitragem da Globo e negro, se emocionar ao falar sobre o assunto.
Durante participação no programa “Seleção”, do SporTV, canal esportivo na Globo na TV fechada, o ex-árbitro de futebol ficou claramente emocionado ao comentar o que tem ocorrido com Vinicius Junior na Espanha.
PC Oliveira quase não conseguiu terminar uma frase enquanto explicava sua presença no programa da última segunda-feira (22).
“Acho que seria uma segunda-feira legal de fazer o ‘Seleção’ para falar sobre os aspectos positivos da rodada do Campeonato Brasileiro. A gente estava com a equipe tentando lembrar de lances polêmicos do final de semana, um ou outro detalhe, porque a arbitragem foi muito boa aqui no Brasil”, disse o comentarista da Globo.
“Mas a minha presença aqui hoje é para falar de um assunto que esgota… (pausa) bastante, mas que é super necessário a gente falar”, completou o ex-juiz de futebol.
Vinicius Junior foi alvo de ataques racistas no jogo entre Valencia e Real Madrid, no último fim de semana, no estádio Mestalla.
O árbitro do duelo chegou a paralisar a partida por causa dos atos. Posteriormente, o atacante brasileiro acabou sendo expulso de campo após uma confusão entre jogadores dos dois times.
Globo pode ganhar concorrente pela Copa do Mundo de 2026
Dona dos direitos de TV da Copa do Mundo em TV aberta no Brasil com exclusividade desde 2002, a Globo pode voltar a ter uma emissora concorrente mostrando os jogos na próxima edição do Mundial, em 2026.
E essa situação pode se tornar realidade, pois um canal já demonstrou interesse nas transmissões, apesar de nada ter saído ainda do papel. É o que revela o jornalista Flávio Ricco, em sua coluna no “R7.com” deste sábado (20).
“Tem gente se mexendo, conversando, mas sobre a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, apenas o Grupo Globo, por enquanto, fechou. Um gato no telhado só. O problema é que, para fechar alguma coisa, existem outros tantos detalhes a serem acertados“, revelou o colunista.
A Globo acertou recentemente a renovação dos direitos de transmissão com a Fifa e vai exibir mais uma Copa do Mundo em 2026. A competição será disputada em três países diferentes: Estados Unidos, México e Canadá.
Os jogos do Mundial de 2026 serão disputados entre junho e julho daquele ano.

