Polêmica na arbitragem e casos de racismo: Santos repudia jogo no Chile contra o Audax Italiano
Peixe denunciou injúrias raciais contra dois jogadores e time reclamou bastante das decisões do árbitro diante do clube chileno
Raul Baretta Santos FC
O Santos foi ao Chile para encarar o Audax Italiano, pela Sul-Americana, e acabou perdendo de virada, por 2 a 1. Durante a partida, o Peixe reclamou bastante de decisões da arbitragem, especialmente da expulsão do zagueiro Joaquim. Após o jogo, o Alvinegro Praiano ainda divulgou uma nota repudiando injúrias raciais contra dois jogadores da equipe e cobrando punições.
“Dessa vez, os alvos da injúrias raciais foram nossos jogadores Ângelo e Joaquim. Os dois atletas foram atacados verbalmente e com gestos imitando macacos”, afirma um trecho do comunicado do Santos nas redes sociais. O Peixe ainda declara que denunciou o crime para os representantes da CONMEBOL dentro do estádio e espera uma posição da entidade. Confira a nota completa do Santos:
Menos grave do que os casos de racismo, a arbitragem na partida contra o Audax Italiano também revoltou os jogadores do Alvinegro Praiano. No final do primeiro tempo, quando o Santos vencia por 1 a 0, aos 45 minutos, Joaquim recebeu o primeiro cartão amarelo por falta em Sosa, em lance que o zagueiro santista leva um pisão. Dois minutos depois, o defensor do Peixe acertou o braço no mesmo Sosa e foi expulso pelo segundo amarelo. Na cobrança de falta, Sosa empatou para o Audax Italiano.
Santos leva a virada do Audax Italiano em jogo com reclamações por arbitragem e denúncia de racismo
Na noite da última quarta (24), o Peixe encarou o clube chileno com a missão de melhorar a situação no Grupo E da Sul-Americana. Apesar de fazer bom primeiro tempo e sair na frente do placar, o Alvinegro Praiano se desestabilizou e acabou sofrendo a virada para o Audax Italiano. Além disso, o clube santista reclama de racismo contra dois atletas.
Com mudanças na equipe, o Santos começou bem o jogo e abriu o placar aos 19 minutos, com Camacho. Porém, a expulsão polêmica de Joaquim desconcentrou o time santista e o Audax Italiano chegou ao empate, com Sosa, aos 49 minutos do primeiro tempo. Já com um a menos, o Peixe viu o time chileno tomar a frente do placar, mais uma vez com Sosa, aos nove minutos do segundo tempo.
A derrota complica a situação do Santos na Sul-Americana. Agora, o Peixe precisa vencer os jogos restantes na competição, ambos como mandante, e torcer por um tropeço do Audax Italiano, para se classificar na segunda colocação e disputar os playoffs. No momento, o Peixe está na terceira posição do Grupo E, com quatro pontos somados, enquanto o time chileno é o segundo colocado, com sete pontos, e o Newell’s Old Boys-ARG lidera, com 12 pontos.

