Home Futebol Presidente Lula presta solidariedade a Vinícius Júnior e pede providências

Presidente Lula presta solidariedade a Vinícius Júnior e pede providências

Mandatário brasileiro fez discurso forte após o atacante do Real Madrid ter sido alvo de racismo em jogo contra o Valencia

Por Rafael Alaby em 21/05/2023 23:38 - Atualizado há 2 anos

Durante pronunciamento no Japão, onde acontece a cúpula do G-7, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou solidariedade ao atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid, vítima de ataques racistas neste domingo durante o jogo contra o Valencia, no estádio Mestalla, pela 35ª rodada da LaLiga.

“Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia foi chamado de macaco. Não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa”, disse Lula, que pediu providências à Fifa e LaLiga.

“É importante que a Fifa, a liga espanhola e de outros países tomem sérias providências porque nós não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dos estádios de futebol”, acrescentou.

Comandado por Anielle Franco, o Ministério da Igualdade Racial divulgou que notificará as autoridades espanholas e a LaLiga após o novo caso de racismo contra Vini Jr.

Vinícius Júnior desabafou

Momentos após a partida, o atacante foi às redes sociais e disse que a LaLiga normaliza casos de racismo e garantiu que irá até o fim contra os racistas.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, escreveu Vinícius Júnior no Twitter.

Exit mobile version