Abel Ferreira volta a enfrentar técnico português em Bahia x Palmeiras; veja retrospecto
Jogo do Verdão pelo Brasileirão terá duelo de portugueses à beira do campo
Cesar Greco/Palmeiras
Na noite desta quarta-feira (21), o Palmeiras volta a campo pelo Brasileirão, após dez dias sem jogar. O adversário será o Bahia, do técnico português Renato Paiva.
No Palmeiras desde outubro de 2020, esse será o oitavo técnico estrangeiro que Abel Ferreira irá enfrentar no Brasil. Antes, o técnico do Verdão já duelou contra Sá Pinto (Vasco), António Oliveira (Athletico-PR e Cuiabá), Paulo Sousa (Flamengo), Vitor Pereira (Corinthians e Flamengo), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino) e Ivo Vieira (Cuiabá).
Ao todo, já foram 13 jogos contra portugueses em competições nacional e Abel Ferreira segue invicto contra seus conterrâneos. Foram dez vitórias e três empates.
Nesta edição do Brasileirão, se não houver mudanças, Abel ainda irá enfrentar Armando Evangelista, que chegou recentemente ao Goiás e Pepa, do Cruzeiro. Dois técnicos que ele ainda não duelou.
O português com a maior freguesia em competição nacional é Vítor Pereira, que enfrentou Abel três vezes e perdeu as três (duas pelo Corinthians e uma pelo Flamengo).
Abel Ferreira já enfrentou Renato Paiva pela Libertadores
Essa será a primeira vez que Abel enfrena Paiva em competições nacionais, mas não na carreira. Os portugueses se enfrenaram na fase de grupos da Libertadores de 2021.
Na ocasião, Renato Paiva era treinador Independiente del Valle, do Equador. E nas duas partidas, deu Abel Ferreira. No Allianz Parque, o Verdão goleou por 5 a 0. No Equador, a vitória do Alviverde foi de 1 a 0.
Bahia x Palmeiras será amanhã (21), às 21h30, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 11ª rodada do Brasileirão.
Se vencer, o Verdão assume a liderança de forma provisória. No dia seguinte, o Botafogo encara o Cuiabá e pode retomar a liderança em caso de vitória. Vale destacar que no domingo (25), Palmeiras e Botafogo se enfrentam no Allianz Parque.

