Uruguai é campeão do Mundial sub-20 ao bater Itália nos minutos finais
Seleção celeste supera Azzurra no fim do jogo e conquista o torneio de categorias de base pela primeira vez na história
Divulgação / @fifaworldcup_pt (Twitter)
Neste domingo (11), Uruguai e Itália foram a campo para disputar a final do Mundial sub-20, com a equipe levando a melhor. Em um jogo tenso, com os dois times receosos, o placar só foi alterado no final da partida, graças a gol ‘chorado’ de Luciano Rodríguez, aos 85 minutos do segundo tempo. Assim, a equipe celeste superou os jovens da Azzurra.
Este foi o primeiro Mundial sub-20 desde a pandemia e contou com duas equipes que nunca haviam vencido a competição. Ao bater a Itália em jogo com ares de drama, o Uruguai conquistou pela primeira vez o torneio, em edição realizada na Argentina.
Uruguai fez gol salvador contra a Itália para vencer título inédito do Mundial sub-20
A grande expectativa uruguaia para o título acabou se confirmando na noite deste domingo (11), já que a celeste conseguiu uma suada vitória contra os jovens da Azzurra na decisão do torneio de base. Este foi o primeiro título do Uruguai na competição e o primeiro mundial desde a Copa do Mundo de 1950.
O confronto entre Uruguai e Itália foi marcado pela tensão na partida, fazendo com que ambas as seleções errassem bastante. Com a prerrogativa de não se expor, a Celeste e a Azzurra não fizeram um grande jogo na maior parte do tempo, deixando a emoção para os minutos finais.
A emoção começou aos 35 minutos do segundo tempo, quando Prati, da Itália, disputou bola com dois jogadores do Uruguai e a arbitragem viu uma solada no joelho, dando amarelo para o jogador. No entanto, o VAR entrou em ação e o árbitro voltou atrás, alicando somente o amarelo. O alívio italiano durou pouco, já que aos 40 minutos, Rodríguez aproveitou confusão na área para mandar a bola no fundo do gol, anotando o gol ‘salvador’ do Uruguai.
A partir daí, a tensão imperou no campo, com os dois times tentando atuar da maneira como dava. Apesar da Itália ensaiar uma pressão, quem esteve muito próximo de balançar a rede foi o Uruguai. Já nos acréscimos, Franco Gonzalez subiu livre, com quatro companheiros ao lado. Porém, o jovem não se decidiu e acabou perdendo grande oportunidade de ampliar. Ainda assim, a celeste conseguiu se segurar e conquistou o inédito título do Mundial sub-20.

