Base do Palmeiras ‘aproveita’ falta de reforços e ganha espaço no time
Combinação de saída de jogadores e poucos contratações rende espaço para as Crias da Academia no elenco do Verdão
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
O Palmeiras comercializou as saídas de Vinícius Silvestre, Giovani, Rafael Navarro e Bruno Tabata, jogadores que não fazem parte dos planos de Abel Ferreira. Sem contratações, as saídas deram lugar a atletas da base. Na última partida contra o Flamengo, no último sábado (8), metade do banco era apenas de Crias da Academia.
Destaque dos atletas da base do Palmeiras
Embora as categorias de formação do Verdão sejam das mais frutíferas e bem-sucedidas do futebol brasileiro, os torcedores começam a se sentir preocupados com a falta de contratações. Com a janela aberta desde a segunda-feira passada (03), o elenco que já era enxuto ficou ainda mais curto com apenas 26 atletas, sendo que Atuesta se recupera de cirurgia no joelho.
Com a saída de Vinícius Silvestre para o Portimonense de Portugal, Abel Ferreira promoveu Kaique para o elenco profissional do Palmeiras. Luis Guilherme, que ainda não faz parte dos jogadores listados para o time principal, tem sido acionado pelo técnico português com frequência no ataque, substituindo Giovani e Bruno Tabata. Finalmente, com Navarro emprestado, Endrick, estrela da base e já entre os profissionais, ganhou mais espaço como substituto, assim como López, sendo os centroavantes sem a presença de Rony.
Apesar da qualidade, os torcedores do Alviverde se preocupam sobre a falta de experiência dos jovens atletas, e se o elenco será suficiente para um calendário com Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Tudo isso levando em consideração que existem chances do Palmeiras sofrer com suspensões e lesões, enquanto ainda não há nenhuma negociação concretizada, a base do Palmeiras vai encontrando espaço.
Elenco atual
Dentre os jogadores do grupo à disposição de Abel Ferreira no Verdão, nove são oriundos das categorias de base. O Grupo completo do Palmeiras com com: Goleiros (3): Weverton, Marcelo Lomba e Kaique; Laterais (5): Marcos Rocha, Mayke, Garcia, Piquerez e Vanderlan; Zagueiros (4): Gustavo Gómez, Luan, Murilo e Naves; Volantes (6): Zé Rafael, Gabriel Menino, Richard Ríos, Fabinho, Jailson e Atuesta; Meio-campistas (3): Raphael Veiga, Jhon Jhon e Luis Gulherme (apesar de não listado oficialmente no elenco profissional); Atacantes (6): Dudu, Artur, Rony, Endrick, Breno Lopes e Flaco López.

