Home Futebol Botafogo campeão? Em 20 anos, vencedor do 1º turno do Brasileirão só não levantou a taça em cinco edições

Botafogo campeão? Em 20 anos, vencedor do 1º turno do Brasileirão só não levantou a taça em cinco edições

Glorioso confirmou título simbólico do primeiro turno do Brasileirão Série A ao golear o Coritiba por 4 a 1

Por Marco Maciel em 30/07/2023 19:35 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/Botafogo

O Botafogo manteve sua grande fase, ao aplicar 4 a 1 no Coritiba na 17ª rodada do Brasileirão Série A neste domingo (30), no Nilton Santos. Gustavo Sauer e Tiquinho Soares definiram o placar a favor do Fogão, com cada atacante marcando dois gols, enquanto Bruno Gomes fez o do Coxa num golaço.

Assim, o Glorioso confirmou, com duas rodadas de antecedência, o título simbólico do primeiro turno do Brasileirão Série A. Com 43 pontos, não pode ser mais alcançado até a 19ª e última da primeira metade do Campeonato Brasileiro.

No histórico do Brasileirão Série A por pontos corridos desde 2003, na grande maioria das vezes, o time que somou mais pontos no primeiro turno confirmaria o título no final do ano. Em 20 edições do Campeonato Brasileiro, em somente cinco oportunidades, o melhor time da metade inicial da competição deixou a taça escapar. Ou seja, é mais uma razão para os torcedores do Botafogo sonharem com a reconquista do título depois de 28 anos.

Exemplos para o Botafogo não seguir: dupla Grenal, Atlético-MG e São Paulo “bobearam”

Desse modo, o Grêmio em 2008 seria o primeiro a não conseguir manter a vantagem do primeiro turno. Mesmo depois de chegar a abrir 11 pontos de vantagem sobre o São Paulo, o Tricolor Gaúcho amargaria o vice-campeonato para o SPFC.

No ano seguinte, foi a vez do Internacional vacilar. Melhor time das primeiras 19 rodadas do Brasileirão Série A, foi para o último jogo do Brasileirão Série A 2009 precisando vencer o Santo André e ainda secar o Flamengo contra o Grêmio. O Colorado fez a sua parte ao golear por 4 a 1 no Beira-Rio, mas o Rubro-Negro ficaria com a taça, ao derrotar o Imortal por 2 a 1 no Maracanã.

Em 2012, foi a vez do Atlético-MG levar a melhor no primeiro turno. Mas o Galo veria o Fluminense dominar a metade final do Brasileirão Série A. Tanto que o Tricolor das Laranjeiras seria campeão com três rodadas de antecedência.

Por fim, nos anos de 2018 e 2020, o São Paulo deixou escapar a vantagem nas 19 primeiras rodadas do Brasileirão Série A. Em 2018, um returno fraco fez o Tricolor Paulista concluir o Campeonato Brasileiro somente em quinto lugar, com o Palmeiras sendo campeão. Já em 2020, o SPFC terminaria em quarto, com o Flamengo levando a melhor.

Exit mobile version