Dois reforços do Cruzeiro em 2023 já deixaram o clube; mais um está de saída
Raposa já anunciou 20 contratações na temporada; dois jogadores já deixaram o clube e outro está próximo
O Cruzeiro foi o clube do Brasileirão Série A que mais anunciou contratações para a temporada 2023. Foram nada menos do que 20 reforços. Dois deles já deixaram o clube, casos do volante Richard e o atacante Matheus Davó. Fora dos planos da comissão técnica, o meia Nikão também está de saída.
Matheus Davó, que se destacou atuando pelo Bahia na Série B do Brasileirão 2022, foi um dos primeiros reforços contratados em janeiro. O jovem atacante assinou contrato até dezembro de 2025. A Raposa pagou R$ 3,5 milhões por 60% dos direitos econômicos.
Com apenas quatro jogos disputados, o jogador ficou fora dos planos do técnico Pepa e no início de junho foi emprestado ao Pafos FC, do Chipre, até o meio do ano.
O volante Richard chegou em março por empréstimo junto ao Ceará até o fim do ano com a opção de contratação definitiva ao fim do vínculo. O meio-campista disputou apenas seis jogos e fez um gol. Após ser citado na Operação Penalidade Máxima, que apura a participação de atletas em manipulação de resultados através de apostas, ele foi afastado pela diretoria.
Nesta segunda-feira (03), Richard foi anunciado pelo Alanyaspor, da Turquia, e assinou contrato por duas temporadas.
Nikão de saída
Um dos principais reforços do Cruzeiro, o meia Nikão, que logo após o anúncio revelou ser cruzeirense na infância, teve início promissor com dois gols nos dois primeiros jogos com a camisa da equipe, mas foi perdendo espaço ainda sob o comando do técnico Paulo Pezzolano e com Pepa viu as chances diminuírem ainda mais.
O meia não atua desde a derrota para o Cuiabá (1 a 0) no último dia 22 de maio, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pelo Brasileirão.
Em entrevista coletiva após o empate sem gols contra o Inter, no Beira-Rio, o técnico Pepa admitiu que Nikão não foi relacionado contra o Colorado para evitar que chegue aos sete jogos disputados no Brasileirão que impediria o jogador defender outro clube pela competição. No momento, ele tem apenas cinco jogos disputados.
“É uma questão de gestão e da própria questão contratual. Há essa regra que existe no Brasileiro para não fechar as portas para outros times. Portanto, simplesmente por isso (não foi relacionado)”, disse.
Nikão está emprestado pelo São Paulo ao Cruzeiro até o fim da temporada e desde então soma 14 jogos e dois gols marcados.
Quem o Cruzeiro já anunciou em 2023
Para a temporada 2023, o Cruzeiro já anunciou o goleiro Anderson, os zagueiros, Luciano Castan, Neris e Reynaldo, os laterais-direitos William, Helibelton Palacios e Igor Formiga, o lateral-esquerdo Marlon, os meio-campistas Richard, Fernando Henrique, Mateus Vital, Ramiro, Wallison, Matheus Jussa e Nikão, e os atacantes Henrique Dourado, Rafael Bilu, Matheus Davó, Gilberto e Wesley.

