Futebol tem sete novas regras; veja quais
Mudanças entram em vigor este mês no futebol mundial
Cesar Greco/Palmeiras
A partir de julho, ou seja, este mês, a International Football Association Board (IFAB) colocou em vigor sete novas regras no futebol em todo o mundo. Veja quais são as mudanças:
Expulsão em pênalti
Na nova regra, o jogador não pode ser expulso ao cometer pênalti. A não ser que ele tenha cometido uma agressão sem disputar a bola. Como, por exemplo, no lance de Zé Ivaldo contra o Endrick, ontem (02), em Athletico 2 x 2 Palmeiras.
Árbitro assistente
Na regra antiga, apenas o árbitro, bandeirinha, quarto árbitro e o VAR poderiam opinar em marcações durante a partida. Qualquer coisa fora disso, era considerado interferência externa.
Agora, o árbitro assistente reserva também poderá participar da comunicação entre a arbitragem.
Comemoração de gols
Agora, o tempo perdido por comemorar um gol também será levado em consideração na hora de dar os acréscimos de cada tempo. Então, a tendência é que o tempo adicionado passe a ser maior. Antes, o árbitro só levava em consideração se a comemoração demorasse minutos. Agora, qualquer segundo será acrescido.
Impedimento quando a bola vem do adversário
A nova regra prevê expressamente que qualquer jogador impedido que receba uma bola que vem do adversário antes, não contará como impedimento. A única exceção é se a bola vier de um rebote do goleiro.
Cartão para o treinador
Agora, se o árbitro não conseguir identificar qual membro do banco de reservas cometeu a infração, o cartão deverá ser dado para o treinador daquela equipe.
Invasão de campo antes do gol
Se alguém do banco de reservas (jogador ou comissão técnica) invadir o campo antes da bola entrar e o árbitro entender que interferiu no lance de alguma forma, o gol deverá ser anulado e marcado uma falta no local da invasão.
Porém, se a invasão for de algum jogador do time que sofreu o gol, o tento deverá ser validado.
Goleiro em pênaltis
Na nova recomendação, o goleiro deverá ficar com os pés em cima da linha, de frente para o cobrador e sem fazer nenhum movimento que possa desconcentrar o batedor. Também não é mais permitido que o goleiro toque nas traves ou na rede antes da cobrança.
A grande motivação para essa mudança foi o comportamento do goleiro argentino Emiliano Martínez, na última Copa do Mundo.

