Netflix deve investir em eventos esportivos e ser nova concorrente da Globo e TV aberta
Flávio Ricco informa sobre nova postura da gigante de streaming no mercado
As plataformas de streaming já são uma realidade no Brasil e em diversos outros países do mundo. Por aqui, a Amazon Prime Video é um exemplo de uma empresa que chegou para desafiar a TV aberta e ganhar o público do esporte com grandes eventos. Segundo informações de Flávio Ricco, em seu coluna no site ‘R7’, a Netflix, que é forte em séries, filmes e documentários, deve começar a investir no ao vivo.
“Programas e até mesmo transmissões diferenciadas de shows e eventos esportivos”, cita o jornalista ao informar sobre os novos caminhos da Netflix. “Uma concorrência que promete ser muito maior para a TV aberta”, disse ele.
Por muito tempo, os eventos de futebol e esportes em geral no Brasil viveu o monopólio do Grupo Globo. Agora, a nova realidade indica uma divisão das principais competições e outras plataformas entrando na disputa pelos direitos de transmissões.
A Copa Libertadores da América, por exemplo, passou três anos consecutivos no SBT até retornar para a Globo. A Record também “entrou na brincadeira” e possui os direitos dos Campeonatos Paulista e Carioca. A Band transmitiu o Mundial de Clubes em 2022 entre Palmeiras e Chelsea, o que foi um sucesso de audiência.
Allan Simon, jornalista especialista em mídia esportiva, falou um pouco sobre a realidade atual: “O mundo do futebol na televisão mudou e não tem mais volta”, cravou ele em seu blog no Uol.
Um fato comum também são os “pacotes rachados” das transmissões. É cada vez mais raro a Globo possuir total exclusividade de uma competição como já aconteceu antigamente. A Copa do Mundo Feminina, por exemplo, tem a CazéTV transmitindo todos os jogos, enquanto SporTV e TV aberta com apenas uma parcela das partidas.
“Os direitos de transmissão dispararam em valores nos últimos anos, a concorrência de empresas estrangeiras com seus dólares tornou a disputa mais pesada. Hoje é possível afirmar: não cabe mais tudo na Globo”, reforçou Allan Simon.

