Polícia adiciona vídeos em caso de racismo em jogo do Corinthians na Sul-Americana
Profissional do Universitário do Peru está recluso há quase uma semana
Foto: Ricardo Moreira/Getty Images
Após um preparador físico do Universitário ser acusado de racismo na Neo Química Arena, as autoridades rapidamente foram acionadas e a prisão de Sebastián Avellino Vargas foi decretada. Em reclusão, a defesa do uruguaio alegou falta de provas, e a administração do estádio foi acionada adicionando vídeos que provam a infração.
Preparador do Universitário preso
Na partida contra o Corinthians pelos play-offs na Copa Sul-Americana, o preparador físico do clube Universitário, Sebastián Avellino Vargas teria proferido gestos racistas aos torcedores alvinegros. Após ter sua prisão decretada pela Policia Civil, busca defesa para ter liberdade novamente.
A Polícia Civil usou as imagens das câmeras de monitoramento da Neo Química Arena, embora posicionadas longe do local do incidente, exatamente no banco de reservas dos visitantes, tem imagens do momento em que Vargas se vira aos torcedores para imitar um macaco. Gesto comum de infratores racistas em estádios.
Essa imagem, corrobora as fotos que se espalharam pelas redes sociais de autor desconhecido que mostra claramente os gestos de Vargas aos torcedores. Com a prisão em flagrante, aguarda uma audiência de custódia, enquanto é assessorado pelo cônsul do Peru em São Paulo.
O infrator, garante que foi provocado e alvo de cusparadas, e o movimento dos braços seria apenas um questionamento sobre os incidentes, além de afirmar que carregava cones nos braços, o que não é visível nitidamente na imagem.
Próximos passos
Para o preparador físico que é uruguaio, embora trabalhe no Universitário do Peru, existem pedidos à Justiça de habeas corpus. Desta forma, responderia pelo processo em liberdade, e na solicitação dos seus advogados, se reforça que não havia imagens de supostos gestos além da fotografia, mas esta questão foi contrariada pelas imagens da Neo Química Arena encaminhadas hoje (17).

