CBF esclarece pênalti polêmico em jogo do Flamengo contra o São Paulo
Confederação Brasileira de Futebol explicou a decisão da arbitragem em lance que rendeu empate do Rubro-Negro contra o Tricolor
Reprodução / Confederação Brasileira de Futebol (YouTube)
No último domingo (13), o Flamengo buscou o empate contra o São Paulo por 1 a 1, graças a pênalti nos acréscimos que rendeu muita reclamação dos paulista. Já durante a tarde da última terça (15), a CBF compartilhou vídeo com o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols, esclarecendo o lance polêmico, avaliando que a arbitragem acertou ao não dar impedimento e conferir a penalidade máxima.
“O que determina essa linha azul que sobe, ela não está indo em direção à linha lateral. Ela não determina o ponto em que o atleta está no solo”, disse Bassols no vídeo sobre o lance do pênalti polêmico para o Flamengo contra o São Paulo. Os são-paulinos reclamaram bastante que o jogador do Rubro-Negro estaria à frente da linha azul.
“As linhas amarelas representam a posição dos jogadores. A linha azul está apontada para o céu, a referência vertical dos pontos de qualquer atleta. Como esse ponto é um ponto terrestre, que é o bico da chuteira, esse ponto será a referência”, explicou Péricles Bassols.
Em seguida, Péricles Bassols e Wilson Seneme dão sequência à análise, conferindo a marcação da linha do atacante do Flamengo. Ao fazer o traçado, o VAR da partida conferiu o jogador do Flamengo em uma linha sobreposta ao defensor do São Paulo, o que deve favorecer o ataque. Confira abaixo:
Lance de pênalti polêmico do Flamengo fez São Paulo cobrar explicações da CBF
O Tricolor vencia o Rubro-Negro até os 47 minutos do segundo tempo, quando Luiz Araújo foi derrubado por Michel Araújo na área. A arbitragem assinalou pênalti e a revisão do VAR não flagrou impedimento, o que gerou insatisfação do clube paulista. O São Paulo chegou a fazer cobrança da CBF por explicações para o lance.
Por fim, Pedro cobrou o pênalti e marcou o gol de empate do Flamengo, aos 50 minutos. A partida terminou empatada em 1 a 1, com o São Paulo chegando a 27 pontos, na 9ª colocação, enquanto o Flamengo foi aos 32 pontos e está na 4ª posição.


