Conmebol fiscaliza o Maracanã antes da final da Libertadores em 2023
O gramado do estádio vem preocupando a entidade sul-americana
Foto: Wagner Meier/Getty Images
A ‘janela’ para jogos da seleção brasileira pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, vai ser útil para a manutenção do gramado do Maracanã, até o dia 17 de setembro.
Assim, o estádio terá o acompanhamento especial da Conmebol, até a grande decisão da Copa Libertadores, que acontece no dia 4 de novembro.
Portanto, a confederação sul-americana designou um funcionário apenas para acompanhar o tratamento no campo de jogo.
Com a previsão de 20 dias sem jogos, antes da final, segue na pauta da Conmebol, que fez visita antes de Fluminense 2 x 0 Olimpia, na última semana, para definir o planejamento até a grande decisão do início de novembro.
Com isso, uma primeira inspeção foi para monitorar a programação desses dois meses até a final, e uma próxima visita já está marcada para o dia 7 de setembro.
Vale lembrar, que está previsto para o Maracanã, a final da Copa do Brasil, entre Flamengo e São Paulo, que acontece no dia 17 de setembro, domingo.
Ainda, a entidade máxima do futebol sul-americano abriu procedimentos disciplinares contra as condições do gramado contra Flamengo e Fluminense, concessionários temporários do local.
Preocupação da Conmebol com a quantidade de jogos no Maracanã
O estádio já recebeu mais de 50 jogos na temporada, o que deixa a Conmebol muito preocupada com as condições do gramado.
Vale citar que esse ano será a quarta decisão continental que o Maracanã vai receber desde 2019, pois já foram duas finais de Copa América (2019 e 2021), de uma Copa Libertadores vencida pelo Palmeiras contra o Santos, em 2020, que foi disputada em janeiro de 2021.
Nesse sentido, para a final de 2020, o gramado foi preservado por 20 dias, e é o que a Conmebol prevê para este ano, o que vai contra alguns jogos de Flamengo e Fluminense no estádio.
A entidade já explicou que fará visitas periódicas ao Maracanã até o período próximo da final. No mês passado, houve também uma ida de representantes da confederação para tratar da segurança no estádio.
Por fim, o atual Termo de Permissão de Uso que deixa o Maracanã, provisoriamente, sob administração de Flamengo e Fluminense termina no dia 23 de outubro. Mas, provavelmente, o modelo de concessão provisório deve ser renovado.

