Fim das reclamações? Globo terá tecnologia para torcedores escolherem narrador durante transmissão
Ferramenta dará opção através do controle remoto; saiba mais
Divulgação
A Globo promete inovar, em suas transmissões de futebol, a partir da Copa do Mundo de 2026.
Segundo informações do jornalista Gabriel Perline do IG, a emissora promete investir em uma tecnologia que dará opção ao espectador de escolher com que narrador quer assistir a uma determinada partida de futebol.
Pelo projeto, três narradores ficarão no mesmo estádio em cabines diferentes com a pessoa acionando o controle remoto para “passear” por todas as coberturas disponíveis. O Grupo Globo estipula colocar a novidade no ar na Copa do Mundo de 2026. O evento terá sua sede dividida entre EUA, México e Canadá. Até a Copa, o mecanismo passará por inúmeros testes.
Novidade foi apresentada em feira
Ainda, de acordo com Perline, esse tipo de “Você decide” foi apresentado pela Globo, durante a SET Expo 2023, evento de tecnologia voltado ao mercado de mídia, realizado em São Paulo.
No teste apresentado, a emissora usou a transmissão de Brasil x Croácia, pelas quartas de final da última Copa, com as narrações de Galvão Bueno, Luiz Carlos Jr e Renata Silveira. A empresa Mirakulo com sede no Japão, e escritório no Rio de Janeiro, será a responsável pela operação.
Emissora desmente informação
Em nota enviada ao Torcedores.com, a Globo diz que tal proposta não tem como objetivo a Copa de 2026 e que ela faz parte de algo mais amplo. Segue posicionamento:
“Não é verdade que existe um projeto de áudio interativo com narradores diferentes para a Copa do Mundo de 2026. Na Set Expo, congresso que se propõe a discutir o futuro da radiodifusão no Brasil, estão sendo apresentadas múltiplas possibilidades que a chamada TV 3.0 pode trazer para o público. Entre elas, está a possibilidade de uma oferta de áudio interativo em eventos esportivos. Essa demo inclusive foi realizada na Copa passada, em 2022. Em momento algum, a Globo apresentou planos de transmissão para a próxima Copa ou para qualquer outro grande evento.”, explica o conglomerado de comunicação.

