Flávio Prado define Palmeiras e Flamengo como potências e indica a “terceira força” na Libertadores
Jornalista analisa atual cenário na América do Sul e fala sobre as forças do futebol argentino
Palmeiras e Flamengo venceram as quatro últimas edições da Copa Libertadores da América, com duas taças para cada lado. Na Jovem Pan, o jornalista Flávio Prado colocou os dois clubes brasileiros como as maiores potências dos últimos anos e indicou a “terceira força” no atual cenário da América do Sul.
“Tem dois times no futebol sul-americano que se destacam: Palmeiras e Flamengo. Qunado um é eliminado, o outro é favorito. Quando não são eliminados, a final é entre eles, porque são dois times que se destacam pela grana”, cravou Flávio Prado, que logo em seguida cravou a ‘terceira força’ dos últimos anos:
“E vem uma terceira forcinha que é o River Plate, que é irregular. O River do Marcelo Gallardo era outra coisa. Os outros são tudo meia-boca. O Boca Juniors é mais tradição do que qualquer outra coisa”, opinou o jornalista.
Com Gallardo na década passada, o clube de Buenos Aires venceu praticamente tudo, incluindo duas vezes a Libertadores (2015 e 2018, além da final contra o Flamengo em 2019). Depois da saída do treinador, o River perdeu força e, apesar de ser competitivo, não conseguiu mais alcançar a grande final.
O domínio do momento é total do futebol brasileiro. Após o Fla vencer em 19, com Jorge Jesus no comando, foram três finais seguidas apenas com clubes nacionais: Palmeiras x Santos (20), Palmeiras x Flamengo (21) e Flamengo x Athletico Paranaense (22).
A final de 2023 será no Maracanã e existe a chance de acontecer mais uma final totalmente brasileira. O Palmeiras enfrenta o Boca Juniors de um lado da chave, enquanto Internacional espera Fluminense ou Olimpia do outro.
O time comandado por Abel Ferreira igualou o feito do Santos de Pelé e chegou pela quarta vez seguida na semifinal da Libertadores.

