Mauro Cezar manda recado aos narradores e cita Paulo Andrade: “Mestre nisso”
Jornalista dá dica sobre um aspecto importante durante a narração: “Não dependam dos números”
Reprodução/ESPN
Mauro Cezar Pereira mandou um conselho aos jovens narradores brasileiros e deu uma dica importante no momento das transmissões dos jogos de futebol.
“Uma dica aos jovens narradores: não dependam dos números das camisas, nem sempre visíveis, para identificar jogadores durante as pelejas que estiverem transmitindo”, ressaltou o jornalista, que citou o ex-companheiro de ESPN como exemplo:
“As características é que devem ser utilizadas para que sejam identificados. Jeito de correr, cabelos, maneira que bate na bola, cor da chuteira, etc… O Paulo Andrade é mestre nisso, observem”, afirmou Mauro Cezar.
Paulo Andrade é o narrador da ESPN em jogos da Copa Libertadores da América e Premier League. Meses atrás, em entrevista ao Uol, ele falou sobre seu estilo nas transmissões:
“Eu faço uma narração mais tradicional, apegada em questões técnicas, então gosto muito de dar agilidade, quero falar o maior número de nomes possíveis”, inicou dizendo.
“Acho que é um dever meu ser ágil e contar para quem estiver em casa, antes que ele perceba, quem está tocando na bola, de quem foi o gol. Quando isso não acontece, fico remoendo na minha cabeça. Ao mesmo tempo, a experiência ter permite ser mais despojado naturalmente”, disse ele.
Mauro Cezar passou 16 anos na ESPN e deixou a emissora por conta de uma cláusula de excluvidade que o impedia de realizar trabalhos no YouTube e em outras plataformas. O jornalista não aceitou a condição e resolveu deixar a empresa.
“Recentemente, lá de fora, veio outra alteração que modifica a relação com funcionários. A inflexível proposta do grupo para renovar contrato trazia em anexo um ‘cadeado’ onde se lia ‘exclusividade’. E sem grandes contrapartidas”, explicou o jornalista na ocasião.

