Milton Neves ironiza Europa com provável perda de astro para o futebol árabe: “Bem feito”
Jornalista adota tom irônico e sinaliza grande inversão de papéis em cenário que outrora tinha domínio avassalador do Velho Continente
Reprodução/Band
Milton Neves costuma não ficar em cima do muro na hora de emitir sua opinião sobre o futebol em geral. Às vezes polêmico, o jornalista não deixou ‘barato’ em sua análise em relação a avalanche árabe na janela de transferências sobre os principais astros da Europa. Dessa forma, o veterano da mídia esportiva apontou a força financeira da Arábia Saudita sobre os europeus e inversão de papéis no mercado da bola.
Para o comunicador, o Velho Continente ‘prova do próprio veneno’. Isso porque, o futebol árabe se beneficia do poder financeiro para tirar as principais estrelas da Europa. Mas vale lembrar que, nesse mesmo contexto, os europeus até os dias atuais, usam a força de sua economia em relação à América do Sul, por exemplo, para levar os principais jogadores do lado de cá do Atlântico.
Sendo assim, mediante a possibilidade de Mohamed Salah trocar a Europa pelo Oriente Médio, Milton Neves ironizou a perda de força dos europeus no mercado de transferências. “E, nesse oitavo mês do ano de 2023, surpreendentemente não estamos falando de enormes contratações de equipes europeias“, iniciou o jornalista em seu coluna no Uol Esporte.
E o comentarista prosseguiu constatando a nova realidade: “E sim de aquisições assombrosas por parte do Mundo Árabe, mais precisamente por times da Arábia Saudita“, acrescentou.
A análise do jornalista do Grupo Bandeirantes vem na esteira em que a imprensa europeia destaca o interesse do Al Ittihad na contratação de Mohamed Salah. O egípcio é um dos principais ídolos da história recente do Liverpool e atua na principal liga da Europa: a Premier League.
O time árabe, que já garantiu nesta janela de transferências o reforço de Karim Benzema para o comando de ataque, oferece 66 milhões de euros anuais ao camisa 11 dos Reds. Portanto, o jornalista ironizou o posicionamento dos europeus: “E sabem o que é engraçado? Ver agora muitas manifestações partindo da Europa criticando a avalanche de dinheiro que a Arábia Saudita está despejando no esporte bretão”, salientou.
Milton Neves constata perda de força do futebol europeu
Mediante o atual cenário do mercado de transferências, Milton Neves aposta no brilho de Salah na liga árabe. Vale lembrar que, além do possível desembarque do egípcio no Al Ittihad e da presença de Benzema no time, Cristiano Ronaldo já defende o Al Nassr há duas temporadas. Mas não é só isso, o Al Hilal garantiu, nas últimas semanas, a contratação do brasileiro Neymar, por 90 milhões de euros junto ao PSG, segundo o L’Equipe.
E após constatar a perda de força do futebol europeu ante o poderio econômico da Arábia Saudita, Milton Neves finalizou dizendo não entender as manifestações dos europeus. O Velho Continente parece ‘assustado’ com a avalanche árabe: “Ora, quando eles que ficavam com os grandes craques estava tudo certo, não é mesmo?“, completou Milton Neves com um questionamento em tom de ironia.

