Novo posicionamento da CBF afeta diretamente Raphael Veiga; saiba mais
A entidade se pronunciou sobre a polêmica de comemorar gols chutando a bandeirinha de escanteio
Foto: Buda Mendes/Getty Images
O meia do Palmeiras Raphael Veiga, já há muito tempo comemora seus gols com uma ‘voadora’ na bandeirinha de escanteio, mas no último jogo pelo Brasileirão Série A, o jogador recebeu um amarelo.
Assim, agora o Verdão entra em campo nesta quarta-feira (23.08), contra o Deportivo Pereira, pelo confronto de ida das quartas de final da Copa Libertadores.
O Palmeiras vai de força máxima para o jogo, e o técnico Abel Ferreira conta com o retorno de Dudu e Gabriel Menino.
Com isso, os torcedores do Verdão esperam um bom resultado, e que sabe, voltar com uma vantagem para o jogo de volta.
Raphael Veiga e suas comemorações de gols
Nesse sentido, a CBF colocou um vídeo no seu canal do ‘YouTube’, em que o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, admitiu que a comemoração de chutar a bandeira não deve ser obrigatoriamente punida com cartão amarelo.
Para o chefe da arbitragem, quem decide é o árbitro da partida, que deve interpretar se a atitude foi provocativa ou que tenha inflamado o adversário, ou se foi apenas uma comemoração.
“A regra do jogo não proíbe e não pode proibir. Ela não tem textualmente isso, que chutar a bandeirinha é igual a cartão amarelo. Isso não corresponde, mas nós dentro de uma prevenção, enviamos a todas as federações para passar aos clubes essa nota. ‘Solicitamos também especial atenção dos atletas e membros de comissão técnica para que respeitem o texto da regra no que se refere às comemorações de gols provocativas, debochadas ou inflamatórias; incluindo as que possam ser interpretadas desta forma pelo árbitro, como golpear ou chutar as bandeirinhas de escanteio’”, explicou Wilson Seneme.
Por fim, isso é uma boa notícia para Raphael Veiga, que tem como marca registrada a voadora na bandeira para comemorar seus gols. Vale citar, que o jogador não faz para provocar torcedores e atletas adversários.

