Série B tem briga quente pelo acesso; veja as chances de classificação dos times
Brasileirão da segunda divisão começa a afunilar nas disputas dos dois extremos da tábua de classificação e diferença apertada
Reprodução
A Série B contemplou neste final de semana, o fechamento da sua 24ª rodada, a quinta do returno. No pleito pela parte de cima da tabela, o Vitória reassumiu a liderança ao triunfar sobre o Botafogo-SP no Barradão.
Já contra o Guarani, o Sport perdeu em Campinas e ficou a dois pontos de diferença do time baiano.
Como a diferença do vice-líder para o quinto colocado fixada em apenas quatro pontos, as chances de acesso seguem em um cenário de puro equilíbrio.
De acordo com números do Departamento de Matemática de UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), especialista no cálculo da Série A, oito times estão competindo diretamente no pleito pelo acesso, todos acima da casa dos 10%.
O levantamento faz o balanço se baseando nos jogos restantes e retrospecto das equipes, e não só o número de pontos somados. Neste cenário, o Guarani que bateu o até então líder Sport, chegou aos 40 pontos, e apesar de figurar na sétima posição, detém mais chances do que Criciúma e Juventude, quinto e sexto colocados, respectivamente.
CHANCES DE ACESSO NA SÉRIE B
1º Vitória – 47 pontos – 87,8%
2º Sport – 45 pontos – 77,8%
3º Novorizontino – 42 pontos – 52,1%
4º Vila Nova – 42 pontos – 44,9%
7º Guarani – 40 pontos – 39,9%
5º Criciúma – 41 pontos – 33,6%
6º Juventude – 39 pontos – 36,8%
8º Atlético-GO – 36 pontos – 10,7%
O OUTRO EXTREMO
Na parte de baixo da tabela na Série B, o ABC aparece como principal ameaçado de rebaixamento. Tendo somado apenas 14 pontos em 72 tentos disputados, o time potiguar aparece com 98,2% de riscos, seguido de Londrina (86,2%), Tombense (78,9%) e Chapecoense (54%), times que fecham o grupo do temido Z4 do certame.

