Home Futebol Campeonato Boliviano é anulado por denúncias de manipulação

Campeonato Boliviano é anulado por denúncias de manipulação

FBF decidiu suspender competição por denúncias de acertos de resultados e procurará resolver situação com Conmebol

Por Victor Martins em 05/09/2023 18:36 - Atualizado há 2 anos

Divulgação/Federação Boliviana

O problema da manipulação de resultados no futebol atinge mais uma liga, o Campeonato Boliviano. Mas no caso deste, a decisão tomada pelos dirigentes do futebol local foi um tanto diferente dos casos recentes ocorridos no Brasil e nos outros países.

Nesta terça-feira (5), a Federação Boliviana de Futebol (FBF), através do Conselho Superior da Divisão Profissional anunciou que a atual temporada da liga local e a Copa Simón Bolívar serão anulados por conta de diversas denúncias envolvendo suspeitas de que partidas tiveram seus resultados acertados previamente, segundo o GE.

A decisão foi feita por votação entre os integrantes do Conselho, com 14 votos a favor de se anular a temporada, dois contra e ainda uma abstenção. O Campeonato Boliviano desta temporada não contará como ‘existente’, já que todas as partidas disputadas até o momento serão anuladas igualmente.

Dentre os clubes envolvidos, está o Vaca Díez. O presidente da equipe, Marcos Rodríguez, pediu licença do cargo depois que o jornal ‘La Razón’ divulgou áudios cuja autoria foi atribuída ao dirigente nos quais Rodríguez chegou a tentar acertar o resultado de uma partida contra o Nacional de Potosí.

O Independiente Petrolero também aparece como um dos times envolvidos nas denúncias de suposta manipulação de resultados. Jenny Montaño, presidente da equipe, revelou que quatro atletas da equipe estariam envolvidos em esquemas para acerto dos placares de partidas do time.

Segundo Fernando Costa, presidente da Federação Boliviana, o caso já foi levado ao Ministério Público e à Justiça do país e também o será à Conmebol caso as suspeitas sejam comprovadas. As denúncias já existiam durante a última semana, na qual o dirigente apontou um ‘esquema de corrupção’ envolvendo não somente jogadores, mas também dirigentes e árbitros. Uma medida que estaria sendo estudada é a destituição da Comissão de Arbitragem, pedido feito pelos clubes, que acusam estes de serem ‘cúmplices’ nos esquemas que estão sendo investigados e causaram a anulação dos torneios disputados no país.

Mas ainda há chance de uma competição ser realizada no país para ‘substituir’ o Campeonato Boliviano. A FBF quer pedir à Conmebol que permita a criação de um torneio que seria disputado no restante do ano. O certame seria o que decidiria os times do país classificados para Libertadores e Copa Sul-Americana, além de definir acessos e rebaixamentos.

Exit mobile version