Lanterna do Campeonato Francês, Lyon demite técnico Laurent Blanc
Treinador deixa o comando da equipe francesa após início ruim na Ligue 1, com apenas um ponto em quatro jogos
Lyubomir Domozetski
O ciclo de Laurent Blanc no Lyon se encerrou nesta segunda-feira (11), com um comunicado oficial por parte do clube anunciando a rescisão em comum acordo após 11 meses de acerto. Além do treinador deixam a equipe francesa os treinadores adjuntos Franck Passi e Philippe Lambert.
Confira o comunicado oficial abaixo:
“O Olympique Lyonnais e Laurent Blanc decidiram, de comum acordo, encerrar a colaboração a partir de hoje. Esta decisão também diz respeito a Franck Passi e Philippe Lambert, treinadores adjuntos. O Olympique Lyonnais gostaria de agradecer a Laurent Blanc e sua equipe pelo envolvimento e profissionalismo durante esses 11 meses à frente da equipe profissional.”
Passagem pelo Lyon
Laurent Blanc assumiu o comando técnico do clube em outubro de 2022, credenciado pelo seu trabalho na seleção da França e no PSG, onde venceu a Ligue 1 em três oportunidades.
Na ocasião o Lyon ocupava a 9ª posição, mas sob o comando de Laurent a equipe francesa conseguiu se recuperar no Campeonato Francês, chegando a sonhar com vaga nas competições europeias. Porém o time encerrou a edição 2022/23 na 7ª colocação, com 62 pontos ganhos, cinco atrás do Lille, 5º colocado.
Já na temporada 2023/24 o desempenho era bem abaixo do esperado, com apenas um ponto ganho, no empate sem gols contra o Nice. Além disso, o Lyon vem tendo diversos problemas no seu setor defensivo, com 10 gols sofridos, com destaque negativo para as goleadas sofridas em casa para o Montpellier e PSG, ambas por 4 x 1.
O último jogo de Laurent Blanc pelo Lyon foi a vitóra por 3 x3 frente o Auxerre no dia 8/9, em amistoso disputado na Data Fifa.
Agora o clube corre para definir um treinador para assumir o comando técnico para o restante da temporada. Por hora o ex-jogador Sonny Anderson assume o comando da equipe de forma interina, ao lado de Jean-François Vulliez.

