Home Futebol Sálvio Spínola manda a real sobre regra de impedimento e uso do VAR

Sálvio Spínola manda a real sobre regra de impedimento e uso do VAR

O ex-árbitro participou de um podcast e falou sobre pontos polêmicos do uso da tecnologia

Por Márcio Padula em 23/09/2023 08:55 - Atualizado há 2 anos

Reprodução Internet

O ex-árbitro da FIFA e hoje comentarista de arbitragem, Sálvio Spínola explicou sobre impedimento e VAR no podcast ‘Deu Zebra Cast’.

Para iniciar, a conversa Sálvio dá uma aula sobre a regra do impedimento: “Vamos esclarecer a regra do impedimento, de onde o impedimento existe, e temos uma fórmula, que é a posição do atacante, e temos que ter dois adversários para depois da linha de fundo, para resumir: entre ‘eu’ atacante e a linha de fundo, tem que ter dois jogadores adversários”, pontua Sálvio Spínola.

Na sequência, Sálvio explica que lá na década de 30, a regra dizia que deveriam ter três jogadores, nos anos seguintes que passaram para dois.

Portanto, a grande mudança vem na década de 90, com a regra dizendo que na mesma linha não existe mais impedimento, porém, com a tecnologia do VAR, em 2016, percebemos que tínhamos muito ‘mesma linha’.  

“Aí, uma opinião pessoal minha, do Sálvio, é que a computação gráfica do VAR é a pior coisa que tem hoje para o futebol, pois se você não tem segurança na batida da bola, para ver como a bola saiu, e olha que temos estudos que comprovam que é difícil dar um corte certeiro, então nunca vamos ter uma precisão, deste momento exato da saída da bola, então a computação gráfica complicou, digo para a elaboração da linha de impedimento”, destrincha Sálvio.

Nesse sentido, Sálvio fala que o que deve valer é a imagem, se mostrou que está impedido aplica-se, se não mostrou, segue o jogo.

Por fim, o ex-árbitro traz uma informação que a MLS, a liga americana, adotou este ano que não vai mais usar a computação gráfica no VAR, vai valer a imagem visual, sempre a imagem.

Sobre o ex-árbitro Sálvio Spínola  

O ex-árbitro Sálvio Spínola conhece muito bem protocolos que são usados pelas federações e confederações e regramentos de postura nos estádios, dentro e fora dos gramados, além de explicar características de determinados juízes, detalhar temas como a implantação do VAR e regras, como do impedimento.

Exit mobile version