Situação de São Januário é “criminalização da pobreza”, afirma Paulo Pinheiro
Vereador do PSOL criticou a justificativa para manter a proibição de público no estádio do Vasco
Matheus Lima/Vasco
Em coluna de Juca Kfouri no Portal UOL, o vereador do PSOL, Paulo Pinheiro, junto ao assessor parlamentar, Mauro Bandeira de Mello, analisaram a situação de São Januário. Da sua construção, aos problemas sociais e como tem sido “criminalizado”, o texto faz uma retrospectiva da história do estádio que pertence ao Vasco de Gama.
Paulo Pinheiro analisa São Januário
No texto, o vereador relembra as origens do estádio do Vasco da Gama: “Em 1927, foi inaugurado o Estádio de São Januário, do Vasco da Gama. A compra do terreno, no bairro de São Cristóvão, e as despesas com a construção foram inteiramente custeados pelos sócios e torcedores do clube. Na época, 3000 contos de réis, o equivalente a R$ 370 milhões, para o maior estádio da América do Sul”.
Posteriormente, Paulo Pinheiro relembra que o estádio cresceu com a cidade. Teve alterações e reformas, e durante muito tempo foi o maior templo do futebol do Rio de Janeiro. Além disso, São Januário foi objeto de planos urbanísticos, mas sofreu nas últimas décadas com a política habitacional. Este fato é relembrado no texto quando diz: “Um fracasso total! Sobretudo, para a população de baixa renda. Resultado: crescimento de comunidades sem saneamento básico e até sem a luz do sol”.
Finalmente, o texto assinado pelo vereador detona os fatores sociais serem usados como justificativa para a manutenção da proibição: “Em 2023, depois de uma punição acertada imposta pela justiça desportiva, em razão de um conflito da sua torcida, São Januário permanece fechado por decisão da Justiça comum. Dentre as razões para manter fechado este estádio, um argumento odioso: da proximidade da favela da Barreira do Vasco”.
Vasco hoje
Ainda acertando os detalhes da negociação com o Ministério Público do Rio de Janeiro e fora de São Januário, o Vasco luta contra o rebaixamento, pois está na 18ª colocação do Campeonato Brasileiro. O seu próximo jogo será contra o Fluminense, no sábado (16), às 16 horas (horário de Brasília), no Nilton Santos.

