Home Futebol Terceira passagem de Luxemburgo pelo Corinthians chega ao fim; veja números

Terceira passagem de Luxemburgo pelo Corinthians chega ao fim; veja números

Treinador foi contratado pelo alvinegro em maio e demitido após empate na semifinal da Copa Sul-Americana

Por Antonio Carlos Junior em 27/09/2023 19:01 - Atualizado há 2 anos

Vanderlei Luxemburgo

A terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Corinthians chegou ao fim nesta quarta-feira (27). Contratado em maio, após a demissão de Fernando Lázaro e o pedido de demissão de Cuca, o treinador não conseguiu fazer com que o time evoluísse em campo.

Sob seu comando, o Corinthians chegou a semifinal da Copa do Brasil, mas acabou derrotado pelo rival São Paulo. O treinador também viu o time cair na primeira fase da Copa Libertadores, mas conseguiu reverter a má fase na Sul-Americana, também chegando na semifinal. No entanto, foi justamente após o empate no primeiro jogo decisivo contra o Fortaleza que encerrou sua passagem.

Ao todo, Luxemburgo comandou o Corinthians em 38 partidas. Foram 14 vitórias, 12 empates e 12 derrotas. Sob o comando do treinador de 71 anos, o Timão anotou 42 gols e sofreu 40.

O início do trabalho de Vanderlei Luxemburgo, principalmente, foi decepcionante. O Corinthians demorou oito jogos para conquistar a primeira vitória sob seu comando. Antes disso, foram quatro derrotas e três empates.

As dez partidas seguintes mostraram a inconsistências que seria a passagem de Luxemburgo no Timão. A equipe emplacou três vitórias consecutivas, mas em dez jogos venceu cinco, perdeu quatro e conquistou um empate.

Depois disso, o Corinthians alcançou seu melhor momento sob o comando do treinador. Foram 11 jogos consecutivos sem derrota. Nesse período, o time alvinegro venceu oito jogos e empatou três vezes. A equipe chegou a conseguir quatro vitórias consecutivas. O Timão eliminou o América-MG na Copa do Brasil e passou por Universitário, do Peru e Newell’s Old Boys, da Argentina, na Sul-Americana.

O bom momento, entretanto, não durou muito. Após a derrota para o São Paulo, que eliminou o Timão da Copa do Brasil, o Corinthians não conseguiu recuperar a boa fase. Em nove jogos foram apenas duas vitórias, além de duas derrotas e cinco empates. O último, contra o Fortaleza, sacramentou a saída de Luxemburgo.

Sair da versão mobile