Home Futebol Vasco: ministra do Governo apoia liberação de São Januário

Vasco: ministra do Governo apoia liberação de São Januário

Anielle Franco, da pasta da Igualdade Racial do Brasil, se mostrou contrária à proibição de público em jogos do Gigante da Colina e prometeu enviar ofício ao MP-RJ

Por Rafael Alaby em 05/09/2023 16:24 - Atualizado há 2 anos

Matheus Lima/Vasco

Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial do Governo Lula, se manifestou na tarde desta terça-feira a favor da liberação de público nos jogos do Vasco em São Januário. O local não recebe torcedores desde o confronto contra o Goiás em 22 de junho. Após o fim do jogo, houve muita confusão nas arquibancadas.

Torcedora declarada do Flamengo, Anielle Franco mostrou respeito com o Vasco, clube onde foi atleta na juventude. A Ministra prometeu enviar ofício à Procuradoria do Ministério Público do Rio de Janeiro externando preocupação com a estigmatização que a decisão do MP criou. O órgão citou que um dos motivos para a interdição do estádio foi a violência no entorno de São Januário e na comunidade da Barreira do Vasco. O argumento foi visto como preconceituoso por torcedores e parte da mídia esportiva.

“Sou flamenguista – essa foto é de quando fui atleta pelo Vasco – mas preciso falar de algo que vai além do esporte: a interdição do Estádio de São Januário e o que isso escancara”, iniciou Anielle.

“O Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, é um patrimônio que vai além do Clube de Regatas Vasco da Gama e de seus torcedores, e sua interdição tem prejudicado sobretudo a geração de renda dos trabalhadores da região, que são majoritariamente pessoas negras e pobres.”

“Os órgãos de justiça não devem perpetuar em suas decisões ações e atos discriminatórios, fomentar a criminalização e racismo vai contra a nossa constituição e o dever do Estado brasileiro. Nós do Ministério da da Igualdade Racial encaminharemos um ofício ao PGJ do MP-RJ externando nossa preocupação com a estigmatização que esta decisão criou. Fui atleta do Vasco e tenho um carinho pelo time. Tenho respeito pela história de um clube de origem popular e negra”, completou.

Como São Januário ainda segue interditado para público, o Vasco mandará o clássico contra o Fluminense no sábado (16), às 16h, no Nilton Santos, pela 23ª rodada do Brasileirão.

Vale lembrar que o departamento jurídico do Vasco entrou nesta terça-feira com recurso no STJ (Supremo Tribunal de Justiça), com sede em Brasília, pedindo a liberação de torcida em São Januário.

Exit mobile version