Venê Casagrande dispara sobre erro de arbitragem em Corinthians x Grêmio: “Assustador”
O jornalista aponta que não existem motivos para pênalti não marcado
Reprodução
O jornalista do ‘SBT Sports Rio’, Venê Casagrande, deixou claro sua indignação com o pênalti não marcado, a favor do Grêmio, em jogo contra o Corinthians.
“Esse erro de arbitragem, prejudicando o Grêmio contra o Corinthians, foi o maior erro até o momento do Brasileirão. É assustador! Não tem motivos para o pênalti não ser marcado.”
Nesse sentido, a Comissão de Arbitragem da CBF reconheceu que houve erro dos árbitros ao não darem o pênalti para o Grêmio, no jogo contra o Corinthians, no empate por 4 a 4 entre as equipes, nesta segunda-feira (18.09), na Neo Química Arena, em jogo adiado da 15ª rodada do Brasileirão Série A.
Assim, em vídeo publicado no site da CBF, nesta terça-feira (19.09), Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, analisou, antes de mostrar a comunicação entre os árbitros de vídeo e de campo:
“Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação.”
Portanto, nos áudios, é possível notar, após análise de diversos ângulos do lance, que Yuri Alberto corta com o braço direito o cruzamento de Ferreira, porém o árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira considera que o atleta do Timão está ‘recolhendo o braço’.
“O jogador mesmo estando nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa de bola, para defesa, não está com a intenção de bloquear. Para mim ele não está com a intenção de bloquear, ele está com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço na direção da bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado, ok. Pode jogar, o jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa e a bola vai na direção do seu braço.”
Um questionamento sobre o pênalti foi ignorado
Nesse sentido, ainda existe um questionamento do assistente de VAR, Michel Patrick Costa Guimarães, mas Emerson mantém a posição.
“Você não acha que está muito aberto, não? Que essa bola passaria se ela não bate no braço?”.
Por fim, depois do jogo, os dirigentes, jogadores e o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, protestaram contra a decisão da arbitragem de não marcar a penalidade.

