Entenda como Jude Bellingham mudou a forma do Real Madrid jogar
Craque inglês vem impressionando logo em sua primeira temporada defendendo com a camisa da equipe espanhola
Twitter oficial Jude Bellingham
O Real Madrid investiu 103 milhões de euros (cerca de R$ 543 milhões) para contratar Jude Bellingham junto ao Borussia Dortmund e com apenas 10 jogos o atleta já caiu nas graças da torcida, com atuações de alto nível, tendo 10 gols marcados e três assistências entre jogos do Campeonato Espanhol e da Champions League.
Um detalhe que chama atenção é que a chegada do meia na equipe fez Carlo Ancelotti mudar a forma do Real Madrid atuar. Entenda melhor essa mudança e até o que ela diz sobre o futuro da equipe merengue para os próximos anos.
Mudança na formação tática da equipe
Durante anos o torcedor do Real Madrid se acostumou a ver seu time jogando com um centroavante de referência, com principal destaque para Karim Benzema.
Com a saída do atacante francês, os rumores eram que a equipe merengue iria com tudo atrás de Mbappé para manter um 4-3-3 ao lado de Rodrygo e Vinicius Júnior.
Porém a falta de acerto com o jogador do PSG “abriu espaço” para Jude Bellingham no time. O jogador inglês tem liberdade para flutuar em campo, aparecendo em praticamente todos os setores do campo.
Como é possível ver no mapa de calor abaixo, o meia aparece com destaque do meio de campo pelo lado esquerdo, mas tem presença em todos os setores do meio para frente, inclusive aparecendo dentro da área para finalizar.
Na sequência podemos ver como a escalação do Real Madrid tem o espaço para o meia inglês, trazendo o meio de campo e ataque do time que encarou o Napoli na 2ª rodada da Champions League.


Desempenho de Jude Bellingham
O meia inglês esteve na seleção da rodada do Campeonato Espanhol e da Champions League em cinco dos dez jogos que disputou pelo Real Madrid.
Com a média de um gol por jogo e quase uma assistência a cada três jogos faz com que Jude tenha participação direta nas campanhas das equipe merengue nas duas competições.
Real Madrid irá buscar centroavante no mercado?
Com o rápido encaixe de Jude Bellingham na equipe, parece improvável, pelo menos neste momento, que o clube merengue vá atrás de um homem de referência para o comando de ataque.
A tendência é manter um ataque móvel, apostando em Vinicius Júnior, um dos destaques do Real Madrid, ao lado de Rodrygo, que conquistou seu espaço entre os titulares.
Endrick, atacante do Palmeiras, será integrado ao elenco espanhol no começo da temporada 24/25, mas a tendência é que o jogador seja integrado ao Real Castilla, repetindo o que aconteceu com os dois brasileiros citados acima.
Porém caso Mbappé não renove seu contrato com o PSG é bem provável que possamos ver um novo capítulo dessa novela, com o Real Madrid tentando a contratação do craque francês.

