Home Futebol Jogador lesionado tem direito a renovação automática de contrato? Presidente do Sindicato de Atletas esclarece essa situação

Jogador lesionado tem direito a renovação automática de contrato? Presidente do Sindicato de Atletas esclarece essa situação

Rinaldo Martorelli detalha como os clubes precisam agir nos casos de lesões de atletas

Por Flavio Souza em 06/10/2023 16:56 - Atualizado há 2 anos

Reprodução

Muitos torcedores têm dúvidas sobre qual o procedimento que os clubes precisam ter quando um jogador se lesiona em um treino ou durante uma partida. Muitas vezes é citado que as equipes precisam fazer uma renovação automática do contrato.

Mas a situação é um pouco diferente e é explicada em relação ao que existe na legislação trabalhista.

Para entender melhor essa situação, o Torcedores.com entrevistou de forma exclusiva Rinaldo Martorelli, presidente do Sindicato de Atletas de SP, que trouxe mais detalhes de como funciona este processo.

Torcedores.com – Existe diferença dos direitos trabalhistas de um jogador de futebol em relação a um trabalhador normal? (horas extras, adicional noturno etc.)

Rinaldo Martorelli – Não existe diferença de direitos porque a Constituição Federal não discrimina o trabalhador. O problema é o entendimento jurídico que entende que o jogador não faz hora extra nem trabalha no regime que se enquadra na percepção do adicional noturno.

T – Como funciona a renovação automática de contrato de um jogador quando ele se lesiona atuando pelo clube? Qual o período mínimo desse vínculo?

RM – Não há renovação automática de contrato no caso de lesão. A questão se enquadra no conceito em que o empregador tem que devolver o trabalhador ao mercado de trabalho nas mesmas condições que ele estava quando foi contratado. Por isso existe a obrigatoriedade do exame admissional e o demissional.

T – Caso um atleta lesionado opte por encerrar sua carreira, o clube pode ser acionado na Justiça por conta da questão de renovação citada acima?

RM – Se o atleta tiver que encerrar sua carreira por uma lesão mal curada haverá uma discussão judicial que, se comprovar que a lesão foi a causadora, o valor de uma indenização que venha cobrir os danos caudados por essa lesão mal curada.

T – Quais são os cuidados que os esportistas e clubes precisam ter para não serem prejudicados em relação a seus direitos / deveres?

Os jogadores devem ter a assessoria profissional e jurídica adequada, o Sindicato de Atletas de SP está sempre à disposição da categoria.

Exit mobile version