Home Futebol Palmeiras x Santos: como chegam, prováveis escalações, retrospecto, arbitragem e onde assistir AO VIVO

Palmeiras x Santos: como chegam, prováveis escalações, retrospecto, arbitragem e onde assistir AO VIVO

Saiba tudo sobre o “Clássico da Saudade”, que acontece hoje pelo Brasileirão e já foi disputado 348 vezes

Por Adriano Oliveira em 08/10/2023 10:56 - Atualizado há 2 anos

Cesar Greco/ SE Palmeiras

Neste domingo (8), às 16h00, Palmeiras e Santos se enfrentam em clássico válido pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que será disputado na Arena Barueri, na Grande São Paulo.

Originalmente marcado para o Allianz Parque, o jogo foi transferido para a cidade de Barueri em razão da realização de shows do cantor canadense The Weeknd, que acontecem nos dias 10 e 11 de outubro na arena palmeirense.

Mandante, o Verdão busca se reabilitar após a eliminação na fase semifinal da Copa Libertadores diante do argentino Boca Juniors, enquanto o Peixe quer a vitória para sair da zona de rebaixamento.

Como chega o Verdão?

No meio de semana, o time do técnico Abel Ferreira enfrentou em casa o Boca Juniors, da Argentina, pelo segundo e decisivo duelo das semifinais da Copa Libertadores da América, e acabou sendo eliminado do torneio continental ao ser superado por 4 x 2 nas cobranças de pênaltis, após empate em 1 x 1 no tempo regulamentar.

Na partida de ida, realizada no estádio de La Bombonera, em Buenos Aires, as duas equipes ficaram no empate pelo placar de 0 x 0.

Com o tropeço, o Verdão tem agora somente a disputa do Campeonato Brasileiro nesta reta final de temporada e precisa do triunfo no clássico deste domingo para continuar sonhando com o título nacional.

Na tabela, o Palmeiras ocupa o quarto lugar somando 44 pontos e fecha o pelotão de acesso direto à fase de grupos da Libertadores.

O Botafogo, que também joga hoje no mesmo horário o clássico contra o Fluminense, é o líder isolado da competição com 52 pontos.

Na rodada anterior, o Verdão visitou Bragança Paulista com uma equipe reserva e saiu derrotado de virada pelo Red Bull Bragantino por 2 x 1.

E o Peixe? Como vem para o clássico?

Tentando escapar de uma crise que ainda pode culminar com o primeiro rebaixamento de sua história, a equipe alvinegra agora treinada por Marcelo Fernandes chega motivada para o duelo contra o rival Palmeiras.

O Peixe, que abre a zona da degola na 17ª colocação com 27 pontos, vem de duas vitórias consecutivas nos confrontos diretos contra Bahia e Vasco da Gama, este último uma goleada por 4 x 1, na Vila Belmiro.

Como o Cruz-Maltino empatou sem gols com o São Paulo no sábado (7), o Santos volta a deixar o Z4 em caso de um resultado positivo diante do Verdão.

Porém, trata-se de um tabu a ser batido, já que o retrospecto recente contra o Palmeiras pode ser considerado desanimador para o torcedor santista.

Nos últimos 12 jogos entre os dois clubes, o Verdão venceu nove vezes, com mais três empates. Além disso, o time alviverde marcou 19 gols e sofreu apenas oito tentos.

É a segunda maior sequência invicta do Palmeiras na história do clássico, atrás apenas do recorde de 16 partidas sem derrotas alviverdes no período entre 1917 e 1926.

A última vitória do Santos sobre o Palmeiras aconteceu no segundo turno do Brasileirão de 2019: 2 x 0, na Vila Belmiro.

Verdão tem 12% de chances de título e o Peixe 37% de queda

Segundo dados do site “InfoBola”, do matemático Tristão Garcia, o Palmeiras possui 12% de chances de conquistar o título do Brasileirão Série A. O líder Botafogo, com oito pontos a mais, apresenta 69% da mesma probabilidade.

Na parte de baixo da tabela, o Santos inicia a 26ª rodada com 37% de possibilidade de disputar a Série B na temporada de 2024, o que seria algo inédito em sua história.

O Vasco registra 41% de chances e o Bahia, 25%.

Palmeiras x Santos: quem mais venceu?

Um dos mais tradicionais clássicos do futebol brasileiro, os dois rivais já estiveram em campo frente a frente em 348 oportunidades e o retrospecto é amplamente favorável ao Palmeiras, que tem 44 vitórias a mais.

Em pouco mais de 108 anos de disputa do confronto, são 150 triunfos do Verdão contra 106 vitórias do Peixe, mais 92 partidas que terminaram com igualdade no marcador.

A equipe alviverde anotou 583 gols nas redes do Alvinegro Praiano e sofreu 483, acumulando um saldo positivo de exatos 100 tentos.

Pelo Campeonato Brasileiro, foram 80 jogos e a vantagem passa a ser do Santos, que venceu 28 vezes o clássico e perdeu 25, mais 27 empates.

Na Arena Barueri, palco da partida deste domingo, Palmeiras e Santos jamais se enfrentaram.

A última vez em que o time de Abel Ferreira jogou no estádio foi contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, com triunfo palestrino por 3 x 0.

O primeiro e o último jogo

A primeira vez em que Palmeiras e Santos se enfrentaram foi há 108 anos, no dia 3 de outubro de 1915, em jogo amistoso realizado no campo do Velódromo, em São Paulo, e o Peixe goleou o então Palestra Itália (atual Palmeiras) pelo placar de 7 x 0.

O último “Clássico da Saudade” aconteceu em 20 de maio deste ano, pela sétima rodada da atual edição do Brasileirão, no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, que terminou na igualdade sem gols.

Por que “Clássico da Saudade”?

O confronto ficou conhecido por “Clássico da Saudade” em alusão aos grandes embates disputados pelos dois clubes durante o auge do futebol brasileiro, na década de 1960.

De um lado o Palmeiras, liderado por Ademir da Guia, o “Divino”, um dos maiores ídolos da história alviverde.

Do outro lado, o famoso “time dos sonhos” do Santos de Pelé, considerado o maior jogador de futebol e o maior atleta de todos os tempos.

Palmeiras x Santos: as maiores goleadas

O marcador mais elástico a favor do Palmeiras aconteceu no Campeonato Paulista de 1932, quando o Palestra Itália anotou 8 x 0 sobre o Santos no estádio da Ponte Grande, em São Paulo, com gols de Romeu Pellicciari (duas vezes), Lara, Sandro, Luiz Imparato (também duas vezes), Avelino e Goliardo.

E a maior goleada do Peixe ocorreu no primeiro duelo diante do Verdão, em amistoso na capital paulista em 1915: 7 x 0, pelo Torneio Pró-Pátria, da Cruz Vermelha Italiana.

Anacleto (duas vezes), Ary Patusca (três), Aranha e Arnaldo Silveira balançaram as redes.

Os maiores artilheiros

Quem mais vezes balançou as redes no retrospecto geral do “Clássico da Saudade” foi o Rei do Futebol, Pelé, que faleceu em dezembro do ano passado, e assinalou 32 gols contra o rival Palmeiras.

Do lado palmeirense, o maior goleador diante do Santos é o atacante Heitor, que marcou 15 vezes.

Além do futebol, Heitor também defendeu o Palmeiras no atletismo, tênis de mesa, vôlei e basquete, esporte pelo qual foi campeão paulista pelo clube em 1928.

Prováveis escalações para o jogo de hoje

Palmeiras: Weverton, Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Endrick e Rony; treinador: Abel Ferreira

Santos: João Paulo, Joaquim, João Basso e Messias; Tomás Rincón, Jean Lucas, Nonato e Kevyson; Lucas Braga, Alfredo Morelos e Marcos Leonardo; treinador: Marcelo Fernandes

“Abre Aspas”

“É um orgulho muito grande ser o treinador desta equipe. Nós não passamos (na Copa Libertadores) e vamos ser vítimas do nosso próprio sucesso, quando elevas o sarrafo, o nível, e depois não consegues entregar o que já entregaste. Eu entendo e não vou alterar o que disse. Conhecendo o futebol brasileiro, o futebol sul-americano nesses três anos, não altero uma vírgula daquilo que eu disse. O Botafogo tem tudo para ser campeão”

(Abel Ferreira, treinador português do Palmeiras, em entrevista coletiva após a eliminação na fase semifinal da Copa Libertadores da América diante do Boca Juniors-ARG)

“Mudamos a dinâmica nos treinamentos, a intensidade, com a cabeça positiva, com energia… Isso que eu acho que estava faltando um pouco. Depois, claro, as vitórias ajudaram. Hoje, temos um ambiente bom para trabalhar. Mas temos que entender que ainda não conseguimos nada. Temos muitas partidas pela frente e a situação na tabela continua muito perigosa. Precisamos ter os pés no chão e manter essa energia para mudar a situação”

(Tomás Rincón, volante venezuelano e capitão do Santos, em entrevista ao portal “GE.Globo”)

Fique de olho no apito!

O clássico de hoje na Arena Barueri será apitado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que terá Marcelo Carvalho Van Gasse e Danilo Ricardo Simon Manis como seus assistentes, todos de São Paulo.

O também paulista Thiago Luis Scarascati será o quarto árbitro e o catarinense Rafael Traci comanda o sistema de VAR (arbitragem de vídeo).

Onde assistir Palmeiras x Santos ao vivo na TV e online

O clássico paulista será transmitido ao vivo pela TV Globo para os estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Palmeiras x Santos também será exibido ao vivo e para todo o país pelo Premiere, canal fechado em sistema de pay-per-view que pertence ao Grupo Globo e pode ser adquirido por meio de um plano de TV por assinatura.

O torcedor ainda pode assistir ao vivo online na TV Globo ou pelo Premiere através das plataformas de streaming Premiere PlayGloboPlayCanais Globo ou Prime Video Channels (Amazon Prime Video).

Basta acessar os sites ou aplicativos dos canais e preencher com os dados do cadastro para acompanhar o confronto do Brasileirão Série A pelo celular, tablet, computador, Smart TV ou Chromecast.

Ainda existe a opção de assinar somente o Premiere Play, sem vínculo com uma operadora de TV.

Exit mobile version