Perrone faz alerta sobre Renato Augusto: “Não pode ser o pilar do Corinthians”
Mesmo com problemas físicos, jogador é referência do elenco do Timão e tem contrato somente até o fim do ano
Mauro Horita/Getty Images
Os últimos meses de 2023 serão agitados no Corinthians. Além de a equipe buscar melhorar a situação no Brasileirão Série A, novembro será marcado pelas eleições presidenciais do clube. O atual mandatário, Duilio Monteiro Alves, não irá concorrer e apoiará o candidato de sua ala política, André “Negão”. Augusto Melo surge como principal nome da oposição.
O cenário de mudança na governança alvinegra traz algumas incertezas dentro do elenco. Nomes como Gil, Giuliano, Paulinho e Renato Augusto possuem vínculo com o Timão apenas até o fim do ano. Até o momento, o discurso da atual diretoria é de que as conversas por renovação serão feitas somente com a definição do próximo mandato.
Principal nome da equipe, o camisa 8 do Corinthians deve ser mantido para a próxima temporada. Ao menos é o que defende o jornalista Ricardo Perrone. Durante o programa UOL News Esporte desta quarta-feira (11), o comentarista apontou a necessidade de uma “mudança de status” do jogador e reforçar o grupo como um todo.
“O Corinthians precisa do Renato Augusto, mas ele não pode ser o pilar do time. Não poder ser o cara que vai desequilibrar, o nome fundamental. O Corinthians precisa se programar para ter um outro protagonista, que seria de fato o titular, com o Renato entrando no decorrer das partidas. Acho que ele precisa assumir outro papel no elenco. Ele seria muito importante ainda, mas está provado que ele não consegue desempenhar esse protagonismo que o Corinthians precisa”, analisou.
“Será necessário fazer um encaixe no planejamento, de tudo o que vai precisar. O que mais precisa é de um elenco equilibrado. Isso não é trabalho só para o Mano (Menezes), mas também para a diretoria e o financeiro. Dentro deste planejamento, eu tentaria achar um espaço para manter o Renato e trazer outros jogadores para dividir o protagonismo. Um time não pode depender de só um jogador”, finalizou.
Aos 35 anos, Renato Augusto disputou 34 dos 61 jogos do Timão no ano, registrando cinco gols e oito assistências. O desempenho em campo cai muito quando o camisa 8 não está à disposição, seja por ser poupado ou por conta de lesões.
Mano terá uma “pausa” no calendário devido a Data Fifa, período destinado aos compromissos das seleções. A próxima partida do Corinthians será somente na outra quinta-feira (19), quando visita o Fluminense. Antes do início da 27ª rodada do Brasileirão, o Alvinegro se encontra no 13º lugar, com 31 pontos, apenas quatro a mais que o Vasco, primeiro dentro da zona do rebaixamento.


