Barcelona perde para o Shakhtar e adia classificação na Champions League
Time catalão perdeu por 1 a 0 para o rival ucraniano, mas segue liderando o grupo H da Liga dos Campeões. Jogo ocorreu na Alemanha
Alex Caparros/Getty Images
O Barcelona perdeu, nesta terça-feira (7), por 1 a 0 para o Shakhtar Donetsk, no estádio Volksparkstadion, em Hamburgo. O gol decisivo foi marcado por Sikan, aos 39 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o time catalão estacionou nos nove pontos e desperdiçou a primeira oportunidade de avançar para as fases eliminatórias da Uefa Champions League com antecedência.
O Shakhtar, por sua vez, chegou aos seis pontos e segue na briga pela classificação. Porto, com seis pontos, e Antwerp, com nenhum, ainda se enfrentam.
Resumo do jogo
De acordo com números do canal TNT Sports, o Barcelona executou o modelo de jogo que lhe é característico. Teve mais posse de bola (64% a 36%) e finalizações (10 a 8), porém menos eficiência.
O gol decisivo foi marcado aos 39 minutos do primeiro tempo. De cabeça, Sikan balançou as redes após cruzamento do lateral-direito Gocholeishvilli.
A conclusão foi para o lado esquerdo da meta defendida por Ter Stegen. O goleiro alemão se esticou para defender, mas não conseguiu.
O artilheiro do dia foi substituído por Kelsy na etapa final. Sikan deixou o gramado sob aplausos de milhares torcedores.
Após o fim do confronto, jogadores do time ucraniano e integrantes da comissão técnica celebraram o resultado como se fosse um título.
Ficha técnica – Shakhtar Donetsk x Barcelona
Data: 7 de novembro de 2023
Motivo: Uefa Champions League (fase de grupos – rodada 4)
Horário: 14h45 (horário de Brasília)
Local: Volksparkstadion (Hamburgo/Alemanha)
Shakhtar Donetsk: Riznyk; Gocholeishvilli, Bondar, Rakitskyi e Matvienko; Stepnanenko (Nazaryna), Zubkov, Kryskiv, Sudakov e Newerton (Shved); Sikan (Kelsy) – treinador: Marino Pusic
Barcelona: Ter Stegen; João Cancelo, Ronald Araújo, Christensen e Marcos Alonso (Balde); Oriol Romeu (Pedri), Gündogan e Gavi (Fermín López); Raphinha (Lamine Yamal), Ferrán Torres (João Félix) e Lewandowski – treinador: Xavi Hernández

