Champions League: Borussia Dortmund derrota Newcastle e vira líder do “Grupo da Morte”
Time aurinegro venceu por 2 a 0 e chegou aos sete pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões. Füllkrug e Brandt decidiram o jogo
Stu Forster/Getty Images
O Borussia Dortmund venceu o Newcastle por 2 a 0, no estádio Signal Iduna Park. Os gols foram marcados por Füllkrug e Julian Brandt. Com o resultado, o time aurinegro chegou aos sete pontos e virou o líder provisório do chamado “Grupo da Morte” da Uefa Champions League.
Ainda nesta terça (7), Milan e PSG se enfrentam na Itália para decidir como vai ficar a classificação da chave após a 4ª rodada.
Primeiro tempo
O Borussia Dortmund foi a campo com várias mudanças na equipe titular, em relação àquela da goleada sofrida para o Bayern de Munique. Jogadores importantes como Marco Reus e Malen começaram no banco de reservas.
O Newcastle, por sua vez, reforçou a marcação ao colocar dois laterais-direitos na equipe titular, sendo Trippier escalado na posição original e Livramento no ataque.
Füllkrug inaugurou o placar aos 26 minutos. No lance, o centroavante do time alemão tabelou com Sabitzer e chutou alto para balançar as redes.
O Borussia Dortmund foi perigoso duas vezes antes de abrir o placar. O goleiro Nick Pope defendeu os chutes de Füllkrug e Adeyemi aos 13 e 15 minutos, respectivamente.
A melhor chance do time inglês na etapa inicial ocorreu aos 44. Joelinton quase empatou após cobrança de escanteio. A conclusão do brasileiro foi defendida por Kobel.
Segundo tempo
O Newcastle voltou mais ofensivo do intervalo. Gordon e Almirón substituíram Lewis Hall e Callum Wilson. Com as mudanças, Trippier foi deslocado para a lateral-esquerda e Livramento recuado para a lateral-direita.
Joeliton teve outra chance aos 11 minutos. O brasileiro cabeceou pra fora lançamento aéreo de Livramento. O Dortmund respondeu com chutes de média distância. Nmecha arriscou aos 13, mas Pope defendeu com segurança.
O cenário da partida se definiu a cada minuto. O Newcastle se lançou ainda mais ao ataque, já o time da casa fortaleceu a marcação e apostou na recuperação da bola para sair em velocidade. E foi assim decidiu o jogo.
Julian Brandt dobrou a vantagem aos 34. O alemão conduziu a bola por vários metros, enganou a marcação e chutou sem chances para o goleiro Pope.
O segundo tempo ainda foi marcado por paralisação. Torcedores do Borussia Dortmund arremessaram, para o gramado, bolas de tênis e papéis com formato em barras de ouro . Os objetos foram prontamente retirados.
Ficha técnica – Borussia Dortmund x Newcastle
Data: 7 de novembro de 2023
Motivo: Uefa Champions League (fase de grupos – rodada 4)
Horário: 14h45 (horário de Brasília)
Local: Signal Iduna Park (Dortmund/Alemanha)
Borussia Dortmund: Kobel; Süle, Hümmels, Schlotterbeck e Ryerson; Sabitzen, Özcan e Nmecha; Brandt, Adeyemi (Marco Reus) e Füllkrug (Moukoko) – treinador: Edin Terzic
Newcastle: Pope; Trippier, Lascelles, Schär e Lewis Hall (Almirón); Bruno Guimarães, Longstaff e Willock (Miley); Joelinton, Livramento e Callum Wilson (Gordon) – treinador: Eddie Howe

