Virada épica sobre Botafogo faz Palmeiras reviver reversão de um 4 a 3 depois de 23 anos
Verdão “fecha portal” da derrota para o Vasco na Copa Mercosul em 2000 ao conseguir vencer, também de virada, o Fogão pelo mesmo placar
Endrick, atacante do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras)
O dia 1º de novembro de 2023 será lembrado para sempre como a data de um dos maiores jogos da história do Campeonato Brasileiro. No confronto direto entre os dois primeiros colocados do Brasileirão Série A no Nilton Santos nesta quarta (01), os torcedores presenciaram uma partida cujo roteiro lembrou uma decisão ocorrida há 23 anos.
O Palmeiras saiu perdendo para o Botafogo por 3 a 0 no primeiro tempo. Eduardo, Tchê Tchê e Júnior Santos marcaram para o Fogão.
Na etapa final, o Verdão conseguiu a virada improvável. Endrick (duas vezes), Flaco López e Murilo decretaram o 4 a 3 que ficará gravado eternamente na memória de botafoguenses e, principalmente, dos palmeirenses. Tiquinho Soares ainda perdeu um pênalti, defendido por Weverton, quando o placar marcava 3 a 1 para o Glorioso.
Palmeiras sofreu em 2000 a mesma virada que agora aplicou sobre o Botafogo
Aliás, os torcedores do Verdão podem considerar fechado uma espécie de “portal” da frustração por uma virada idêntica sofrida para o Vasco, na decisão da Copa Mercosul de 2000.
No antigo Parque Antártica, o Palmeiras saiu na frente do Cruzmaltino, abrindo 3 a 0 também no primeiro tempo. Arce, Magrão e Tuta marcaram para o Alviverde. Na etapa complementar, Romário (três vezes) e Juninho Paulista reverteriam o escore para 4 a 3. O Vasco ficou com o título da hoje extinta competição continental organizada pela Conmebol.
Ou seja, um roteiro idêntico. Antes com final triste para os palmeirenses e agora proporcionando um desfecho feliz para os mesmos.
Dessa forma, os torcedores do Palmeiras enfim podem ter se “vingado” da virada sofrida para o Gigante da Colina, mas descontando no Botafogo. Com a vitória histórica, a disputa pelo título do Brasileirão Série A está em aberto. A diferença a favor do Fogão contra o Verdão agora é de apenas três pontos. O líder Glorioso tem 59, contra 56 do vice Alviverde.


