Entenda a estratégia do Atlético-MG para garantir vaga no Mundial de Clubes de 2025
Galo pleiteia lugar na competição e aponta que regulamento ‘prejudica’ equipe ao vetar sua possível participação
Atlético-MG quer jogar o Mundial de Clubes (Foto: Reprodução/Facebook Atlético-MG)
O ‘novo’ Mundial de Clubes da Fifa, a ser disputado em 2025, ainda não tem todos os times definidos, mas já há clubes que pleiteiam uma vaga na competição. O Atlético-MG reclama que tem direito a um lugar na competição e quer ir à Fifa para isto.
E como o Galo quer se tornar também parte do ‘Super Mundial’, que terá 32 clubes? Segundo o jornalista Thiago Fernandes, o clube reclamará de que o regulamento do futuro certame ‘prejudicaria’ o clube, citando uma limitação de participantes por país que o torneio detém.
INFORMAÇÃO!!!
QUAL A ESTRATÉGIA DO ATLÉTICO PARA DISPUTAR O MUNDIAL DE CLUBES 2025 DA FIFA – NOTÍCIAS DO GALOhttps://t.co/TyKV30adZp via @YouTube @cam1sado2e
— Thiago Fernandes (@thirfernandes) December 30, 2023
Os atleticanos apontam que as regras do Mundial colocam que cada país pode ter, no máximo, dois participantes na competição. O Brasil já teria três (Palmeiras, Flamengo e Fluminense) e há ainda mais duas vagas a serem dadas à América do Sul através do ranking da Conmebol, no qual o Atlético-MG é o terceiro colocado.
Na visão do clube mineiro, este teria direito total a conquistar uma das vagas pelo ranking e não fosse a regra que limita o número de clubes. Para isto, o presidente Sérgio Guerra viajaria até a Suíça para fazer o pedido à Fifa para poder colocar o Galo na competição, especialmente por conta dos laços do dirigente com CBF e Conmebol, pedindo a mudança de tal regra.
Tal pedido será reforçado ainda mais se o Galo sequer ganhar a Libertadores 2024. Se apoiando no fato de que é um dos melhores do ranking da Conmebol, o clube irá à Fifa para conversar sobre a mudança da regra para poder atuar no Mundial.
O desejo pela vaga é, especialmente, financeiro. A Fifa deverá pagar, segundo informações, valores altos para quem participar do torneio, de acordo com o jornalista, e isto moveria o time para buscar tal classificação, pensando numa equipe que, por conta das dívidas bilionárias, decidiu se tornar SAF.

