Libertadores 2024: veja os times brasileiros confirmados
Brasileirão 2023 chega ao fim e define equipes classificadas para a fase de grupos; dois clubes disputarão a fase prévia
Imagem da taça da Libertadores
Foram definidos todos os representantes brasileiros na Conmebol Libertadores 2024. Após o fim da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, ficou confirmado aqueles que entram já na fase de grupos e outros que precisarão antes encarar a chamada pré. Por meio da liga nacional, Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Bragantino garantiram a vaga.
Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo e Grêmio se juntam a São Paulo (campeão da Copa do Brasil), Fluminense (campeão da Libertadores 2023). Por sua vez, Red Bull Bragantino e Botafogo disputam a fase prévia da competição.
A Pré-Libertadores deve ter início no dia 7 de fevereiro. Já a fase de grupos está prevista para iniciar no dia 3 de abril. A grande final do torneio tende a ser disputada na cidade de Buenos Aires. O estádio ainda não foi anunciado.
Atual campeão, o Fluminense venceu o Boca Juniors no dia 4 de novembro, no Maracanã. Depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal, John Kennedy marcou as 8 minutos da prorrogação e garantiu o título inédito para o Tricolor das Laranjeiras.
No próximo dia 12, o Fluminense viajará para a Arábia Saudita para a disputa do Mundial de Clubes. A grande expectativa é por uma decisão contra o Manchester City. Antes, porém, tem a semifinal pela frente.
“A gente está falando do City, né? A gente tem que botar o pezinho no chão e falar, cara, vai ter que correr e achar que dá, porque se for também pensando que não dá, melhor não ir, né?”, disse Marcelo.
Times brasileiros classificados para a Libertadores da América
Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo, Grêmio, São Paulo e Fluminense (fase de grupos)
Red Bull Bragantino e Botafogo (pré)
Abaixo as demais equipes
- Argentina: River Plate, Talleres e Rosario Central
- Bolívia: The Strongest e Bolívar
- Chile: Cobresal
- Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional
- Equador: LDU, Independiente del Valle, Barcelona e El Nacional
- Paraguai: Libertad, Cerro Porteño e Trinidense
- Peru: Alianza Lima, Sporting Cristal, Universitario e Melgar
- Uruguai: nenhum
- Venezuela: Portuguesa, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello

