Não é a primeira vez que o Santos fica fora da Copa do Brasil; relembre
O Peixe não disputou a competição nacional em 2012
Foto: Guilherme Calvo-Pool/Getty Images
O Santos tem um ano para ‘riscar’ da sua história, esquecer 2023 e focar na volta à elite do futebol brasileiro em 2024, depois de cair para a Série B do Brasileirão.
Porém, 2024 não começa bem para o Peixe, pois depois de mudança no regulamento pela CBF, o Santos está fora da Copa do Brasil do ano que vem.
Assim, vale citar que a última vez que isso aconteceu, o Santos fora da competição nacional, foi em 2012, quando o regulamento era completamente diferente. Naquela ocasião, os clubes que participavam da Copa Libertadores não podiam disputar a Copa do Brasil.
Nesse sentido, o Peixe só ficou de fora da Copa do Brasil quando disputou a Libertadores.
Portanto, desde 2013, com a extensão da Copa do Brasil ao longo do ano no calendário brasileiro, os clubes que jogam a Libertadores também disputam a competição, e nesses mais de 10 anos, o Santos esteve presente em todas as edições.
Agora, em 2024, a alteração no regulamento deu importância aos campeonatos estaduais, e no Paulistão, os cinco melhores times garantiram suas vagas: Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo.
Na sequência, os classificados para a Copa Libertadores também conquistam vagas. Assim, Palmeiras e Red Bull Bragantino, assegurando mais duas vagas, abriram espaço para o 6° e 7° colocados do Paulistão, que foram Corinthians e Botafogo-SP.
Já o São Paulo, que ocuparia uma dessas vagas, vai para a competição pois é o atual campeão da Copa do Brasil, e assim se garantiu na próxima temporada.
O Santos decidiu não participar de competição que poderia dar uma vaga na Copa do Brasil 2024
Existia assim uma última esperança para os torcedores do Santos: uma nova vaga seria possível se o Corinthians fosse para a Libertadores via Brasileirão, mas isso não aconteceu.
Com isso, o Santos poderia inicialmente se classificar para a Copa Paulista, competição em que o campeão ganha vaga na Copa do Brasil, mas a diretoria do Peixe optou por não participar.
Por fim, o Santos já foi campeão da Copa do Brasil, em 2010, com os ‘Meninos da Vila’, na ocasião, brilhando e passando pelo Vitória na final.

