Não é só 2024! Santos fica sem Libertadores e Sul-Americana por mais tempo
Peixe vive momento delicado na sua história com rebaixamento para a temporada 2024
Foto: Raul Baretta/Santos FC/Divulgação/JC
O Santos viveu um 2023 cheio de oscilações que iniciou com a eliminação precoce do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Na sequência, os torcedores viram o Peixe sofrer rodada após rodada no Brasileirão e definir no último jogo sua permanência no Campeonato Brasileiro, concretizando o primeiro rebaixamento da história. Esta marca, os deixa novamente sem títulos continentais.
Últimos títulos do Santos
O Peixe é um dos maiores clubes do Brasil e do mundo, porém as últimas temporadas tem evitado que o clube continue aumentando seu salão de troféus. O último título de Libertadores do Santos foi em 2011, quando conquistou a sua 3ª taça, o mais próximo que chegou nas últimas temporadas foi o vice em 2020 contra o Palmeiras no Maracanã.
Os outros títulos da Libertadores do Peixe foram conquistados em 1962 e 1963, ainda na época do Rei Pelé. Em relação à Sul-Americana, o Santos foi eliminado precocemente em 2023 e é um título inédito para o clube, mas há outros torneios continentais e internacionais vencidos além da Libertadores como a Recopa Sul-Americana em 2012 e a Copa Conmebol em 1998.
A última vez que o Santos levantou uma taça foi em 2016 com o Bicampeonato Paulista após ter conseguido o mesmo título em 2015. Este último título foi o 22º estadual e de lá para cá, o clube da Baixada Santista tem um jejum de títulos de mais de 7 anos, mostrando o deterioro da gestão.
No próximo ano, o Peixe jogará o Paulistão e o Brasileirão Série B. Por conta do novo regulamento, o Santos está fora da Copa do Brasil de 2024 e não tem chances de participação em nenhum campeonato continental, caso queira voltar ao âmbito internacional, primeiro terá que focar em voltar à Série A em 2025 e obter um bom resultado que garanta a participação apenas em 2026.

