Quando o Fluminense terá a definição do adversário no Mundial de Clubes?
Com o fim do Brasileirão, Tricolor das Laranjeiras se concentra na competição dos campeões e tem data para saber quem enfrenta
Foto de jogadores do Fluminense celebrando a conquista da Libertadores, que rendeu vaga para o Mundial de Clubes
O Fluminense encerrou sua participação no Brasileirão Série A na última quarta (6), sendo derrotado pelo Grêmio por 3 a 2 e terminando na 7ª colocação. Porém, o Campeonato Brasileiro pouco importava aos torcedores, já que o Tricolor das Laranjeiras está prestes a disputar o Mundial de Clubes.
No momento, o Fluminense tem estreia marcada no grande torneio de campeões continentais para o dia 18 de dezembro. Porém, o sorteio da Fifa definiu o Flu na chave que tem mais jogos. Portanto, o Tricolor só irá saber quem enfrenta na próxima sexta (15).
Chaveamento do Mundial de Clubes
Conforme citado, o Tricolor carioca está na chave que tem mais partida e adversários. Assim, antes do Fluminense saber quem será o adversário da semifinal do Mundial de Clubes, é preciso que o confronto seja definido.
O torneio de campeões continentais tem início no dia nesta terça (12), com a partida Al-Ittihad x Auckland City. O Al-Ittihad se classificou para o Mundial como representante do país-sede, uma vez que é o atual campeão nacional. Já o Auckland City é o detentor do título da última Liga dos Campeões da OFC, pela Oceania.
Quem vencer entre o clube saudita e o neozelandês avança para a próxima fase, as quartas de final do Mundial de Clubes. Nesta etapa, entram três times, além do vencedor de Al-Ittihad x Auckland City: Al-Ahly (do Egito), León (de México) e Urawa Reds (do Japão).
O sorteio dos chaveamentos colocou León e Urawa Reds frente a frente nas quartas de final. Portanto, o vencedor da primeira fase vai encarar o Al-Ahly. Nesta etapa, os dois jogos serão na próxima sexta (15), com León x Urawa Reds sendo realizado a partir das 11h30 (de Brasília), enquanto Al-Ahly x vencedor da primeira fase está previsto para iniciar às 15 horas (de Brasília).
O Fluminense está no caminho de quem avançar entre Al-Ittihad (campeão do país-sede), Auckland City (campeão da OFC) e Al-Ahly (campeão da CAF). Na outra chave, está o Manchester City, detentor do título da Champions League. Os ingleses vão encarar quem levar a melhor no embate León (campeão da Concacaf) x Urawa Reds (campeão da AFC).
O caminho do Fluminense para o título
Sabendo seu adversário, o Tricolor das Laranjeiras também tem data marcada para a estreia. O clube carioca vai a campo no dia 18 de dezembro (segunda-feira), às 15 horas (de Brasília). Um pouco antes, o Manchester City disputa a outra semifinal, às 11h30 (de Brasília).
Os vencedores das semifinais não terão muitos dias de preparação para a grande final do torneio de campeões continentais. Isso porque a partida derradeira do Mundial de Clubes está prevista para o dia 22 de dezembro (sexta-feira), às 15 horas (de Brasília). A disputa de 3º e 4º lugar será realizada horas antes, às 11h30 (de Brasília), no mesmo dia.
Sonho do Fluminense no Mundial de Clubes em risco?
Após enfim conquistar a Libertadores da América em 2023 e ansear pela conquista do torneio de campeões continentais, o Tricolor carioca pode ver o sonho virar pesadelo. O motivo para isso é a grave crise institucional na CBF, deflagrada na última quinta (7).
A Confederação Brasileira de Futebol vive um caos político, com o TJ-RJ determinando o impeachment de Ednaldo Rodrigues e colocando José Perdiz, presidente do STJD, como interventor na entidade. No entanto, a intervenção da Justiça Comum não é aceita pela Fifa, organização máxima do futebol mundial.
Desta maneira, as movimentações políticas na CBF podem gerar uma punição da Fifa ao futebol brasileiro. Entre as possíveis penas, está a suspensão da CBF e de seus clubes associados de todas as competições chanceladas pela Fifa, o que inclui o Mundial de Clubes. Portanto, os próximos dias podem ser decisivos para o Fluminense saber se irá, de fato, disputar o Mundial de Clubes.

