Home Futebol Botafogo e Flamengo seguem modelo do Vasco na temporada; entenda

Botafogo e Flamengo seguem modelo do Vasco na temporada; entenda

Fogão e Mengão vão implementar medida que o Cruzmaltino já adotou

Por André Salem em 22/01/2024 13:19 - Atualizado há 2 anos

Torcida do Flamengo no Maracanã (Divulgação/Flamengo)

Em setembro do ano passado, o Vasco aderiu a tecnologia do reconhecimento facial para a entrada no São Januário, em jogos que o clube é mandante. O Gigante da Colina realizou essa mudança após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público, depois do estádio vascaíno ficar interditado.

Agora, mais dois clubes cariocas irão adotar o reconhecimento facial, válido já para o estadual: Botafogo e Flamengo.

Ambos fecharam parceria com a empresa Bepass, a mesma que opera no Allianz Parque em jogos do Palmeiras.

Serviços devem iniciar no Campeonato Carioca

Vale destacar que não é um processo tão simples, que irá valer de um dia para o outro, já que precisa realizar o cadastramento de todos os torcedores, além de mudar dezenas de catracas.

Mas, o Flamengo já iniciou o cadastramento de seus torcedores e tem a expectativa de inaugurar este sistema no dia 7 de fevereiro. Esse sistema de reconhecimento facial vai ser válido no Maracanã em jogos que o Rubro-Negro for mandante.

Já o Botafogo irá usar o sistema no Engenhão, mas ainda não iniciou o cadastramento. O clube, porém, garante que a tecnologia vai começar a ser usada no Campeonato Carioca.

“Nossa ideia é proporcionar agilidade na entrada dos torcedores, já que a leitura da face acontece em menos de três segundos, além da facilidade, até porque a própria face é a entrada, não sendo necessário apresentar nenhum documento ou QRCode”, disse Ricardo Cadar, fundador e CEO da Bepass.

Fluminense também deve adotar

O único grande do Rio a não ter o reconhecimento facial vai ser o Fluminense, mas não por muito tempo. De acordo com apuração do “UOL”, o Tricolor já tem conversas com a Bepass para aderir.

O Flu estaria disposto a contratar a mesma empresa que o Flamengo para facilitar o trabalho, já que os dois clubes dividem a gestão do Maracanã. Então, em tese, usariam o mesmo sistema.

Flamengo e Botafogo se antecipam à lei

Os clubes cariocas já estão se antecipando a uma lei que obriga todos os estádios brasileiros com mais de 20 mil lugares, a ter o reconhecimento facial a partir de 2025. A Lei Geral do Esporte, nº 14.597/2023, foi sancionada em 15 de junho de 2023.

Por enquanto, além dos clubes cariocas, apenas Palmeiras, Goiás e Athletico-PR já aderiram este sistema. Vale destacar que o reconhecimento facial ajuda na identificação de infratores no estádio.

Sair da versão mobile