Com Tite e destaques da base: como chega o Flamengo no Campeonato Carioca
Rubro-Negro estreia no Estadual nesta quarta-feira, contra o Audax Rio, na Arena Amazônia, antes de embarque para amistosos nos EUA
Tite comanda treino do Flamengo. (Marcelo Cortes/Flamengo)
Maior campeão carioca, com 37 conquistas, o Flamengo inicia a competição nesta quarta-feira (17), às 21h30, contra o Audax Rio, na Arena Amazônia, como grande favorito a mais um título.
O técnico Tite, que chegou ao Flamengo na reta final do Brasileirão, teve pouco menos de duas semanas de treinamentos para o jogo inaugural. No período, ele recebeu apenas um reforço: o meia Nicolas de la Cruz, que ainda não foi inscrito no Campeonato Carioca e está fora da primeira rodada.
A diretoria trabalha para trazer um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante para fechar o elenco para o primeiro semestre. O clube negocia com Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, Matías Viña, da Roma, e Luiz Henrique, do Real Betis.
O time base que encerrou o Brasileirão Série A 2023 foi mantido. Contra o Audax, na rodada inaugural do Campeonato Carioca, Tite deve fazer apenas uma mudança em relação ao time que perdeu do São Paulo na última rodada do torneio nacional. O zagueiro Léo Pereira, que estava suspenso contra o Tricolor, reassume a titularidade na vaga de Pablo.
O Flamengo deve iniciar com: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo, Everton Cebolinha e Pedro.
Jovens da base do Flamengo terão espaço após a primeira rodada
Após o duelo contra o Audax, os principais jogadores do Flamengo e o técnico Tite embarcarão para os Estados Unidos para amistosos contra Philadelphia Union (21 de janeiro) e Orlando City (27). Assim, nas rodadas 2 (contra Nova Iguaçu) e 4 (Portuguesa), o time será representado por jogadores do Sub-20. O duelo contra o Volta Redonda na terceira rodada foi adiado. A nova data ainda não foi divulgada pela Ferj.
Para se ter uma ideia, após o Flamengo encerrar a primeira fase da Copinha com 100% de aproveitamento, 12 jogadores deixaram Osasco-SP e voltaram ao Rio de Janeiro para preparação para os jogos do Estadual, casos dos goleiros Dyogo Alves e Caio Barone, Daniel Sales, Lucyan e Zé Welinton, do zagueiro Diegão, dos volantes Rayan Lucas e Caio Garcia, do meia-atacante Lorran, e dos atacantes Petterson, Werton e Pedro Estevam.
O técnico Mario Jorge, do Sub-20, também está no Rio de Janeiro, junto com outros cinco membros da comissão técnica que comandarão o time contra Nova Iguaçu e Portuguesa.
Tite relacionou alguns garotos para estreia do Flamengo no Campeonato Carioca, casos dos goleiros Caio Barone (2006) e Léo Nanetti (2007), do zagueiro Carbone (2005), do volante Luís Aucélio (2006) e do meio-campista Pedro Leão (2006).

