Corinthians fecha mês de janeiro com novelas e “gafes” no mercado da bola
Timão teve um começo de ano conturbado, com novelas para contratar reforços e saída conturbada de zagueiro titular
Mahteuzinho e Gabigol com camisa do Flamengo, Lucas Veríssimo e Rodrigo Garro com camisa do Corinthians (Rodrigo Coca / Agência Corinthians / Marcelo Cortes /CRF)
O Corinthians encerra o mês de janeiro com um cenário bem diferente do que seu torcedor esperava. Isso porque após dispensar vários jogadores do elenco atual, a Fiel viu a nova gestão contratar seis atletas, sendo que o mais esperado deles, Rodrigo Garro, ainda não foi regularizado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.
Por outro lado, a equipe paulista viu Lucas Veríssimo deixar o clube na véspera da estreia do Paulistão e não teve sucesso em diversas negociações neste início do ano. Como exemplo citamos Gabigol do Flamengo e Luiz Henrique, novo reforço do Botafogo.
Além disso, a torcida ficou insatisfeita com a postura dos dirigentes em algumas negociações, como a situação envolvendo Matheuzinho, lateral-direito do Flamengo.
Veja abaixo um resumo do mercado da bola do Timão em janeiro
Quem chegou ao Timão
Augusto Melo, novo presidente do Corinthians, prometeu contratar de 10 a 13 reforços para o começo da temporada para reposição de atletas que deixaram o Parque São Jorge em 2023, casos de Fábio Santos, Gil, Giuliano e Renato Augusto, por exemplo. Porém o primeiro mês do ano acabou com seis jogadores contratados:
Laterais-esquerdos: Diego Palacios e Hugo
Zagueiros: Félix Torres e Gustavo Henrique
Meio-campo: Raniele e Rodrigo Garro
Saídas do elenco
A diretoria chegou a anunciar que tinha chegado a um acordo com Benfica para contratar Lucas Veríssimo, mas foi pega de surpresa com a ida do atleta para o Al-Duhail. Inclusive essa situação segue gerando muita repercussão, com troca de acusações entre o atleta e dirigentes do Timão.
Roni foi outro que deixou o elenco profissional alvinegro, assinando um contrato de empréstimo por uma temporada com o Atlético-GO enquanto a novela em relação a venda de Gabriel Moscardo terminou com um acerto entre Corinthians e PSG, com o volante ficando no Parque São Jorge até o fim de junho.
Negociações e especulações alvinegras
O fato de o Corinthians estar na busca por reforços fez com que diversos atletas fossem apontados como alvos alvinegros no mercado da bola.
Alguns foram confirmados pela diretoria, casos de Matheuzinho e Gabigol (Flamengo), Luiz Henrique (Betis), Thiago Maia (Flamengo) e Pedro Raul (Toluca).
Outros jogadores foram citados, mas sem informação oficial do clube ou que foram oferecidos para a diretoria, como Erick (Athletico Paranaense), Aboubakar (Besiktas), Pablo (Flamengo), Claudinho (Zenit) e Igor Coronado (Al-Ittihad).
De todas citadas acima, apenas Pedro Raul, que inclusive já está no Brasil, deve ser reforço alvinegro para o ano.
Em relação a saídas o Corinthians recebeu propostas por Yuri Alberto, Fausto Vera e Wesley do Wolverhampton, Olympiacos e Betis respectivamente, porém todas foram rejeitadas pela diretoria.
Gafes do Timão no começo do ano
O mês de janeiro foi marcado por algumas situações complicadas em relação aos bastidores do Timão, começando pela posse de Augusto Melo. O presidente afirmou que tinha contratado quatro jogadores, mas no vídeo apresentado ao público apareceram apenas os nomes de Raniele, Diego Palacios e Rodrigo Garro.
O quarto nome foi de Félix Torres, mas que foi uma das novelas de janeiro, com o jogador chegando ao Parque São Jorge apenas na semana de estreia do Paulistão. Raniele foi outro jogador que por pouco não ficou fora da estreia contra o Guarani enquanto o meia argentino terminou o mês sem estrear pelo Timão.
A própria situação envolvendo Lucas Veríssimo foi algo que pegou todos de surpresa, afinal ele foi um dos jogadores que foi utilizado para apresentar a nova patrocinadora máster do clube.
Por fim, o caso envolvendo Matheuzinho, que se despediu do Flamengo, apareceu na Corinthians TV e esteve presente no treino aberto à Fiel, mas teve uma reviravolta por conta de cláusulas contratuais e pode acabar sendo reforço do Botafogo.

