Home Futebol Corinthians começa temporada com desafios a Mano Menezes pela frente; saiba mais

Corinthians começa temporada com desafios a Mano Menezes pela frente; saiba mais

Confira o que o treinador ainda terá que resolver no Timão após a vitória contra o Guarani na estreia do Paulistão

Por Flavio Souza em 22/01/2024 17:36 - Atualizado há 2 anos

Mano Menezes durante jogo do Corinthians contra o Guarani no Paulistão (Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

No último domingo (21), o torcedor do Corinthians pode comemorar a sua primeira vitória no ano, com o Timão superando o Guarani pelo placar de 1 x 0, com um golaço de Ángel Romero.

Os três pontos em casa são importantes para Mano Menezes começar o ano de uma forma mais tranquila, depois de algumas surpresas nos últimos dias, como a saída de Lucas Veríssimo e reforços que ainda não foram regularizados.

Por outro lado, o jogo que abriu a temporada alvinegra em 2024 serviu para o treinador e a Fiel terem boas impressões sobre os reforços que estrearam e ficar com uma boa expectativa em relação a atletas que já estavam no elenco.

Confira abaixo alguns dos desafios que Mano Menezes terá pela frente no comando do Timão

Reformulação do elenco

A saída inesperada de Lucas Veríssimo para o futebol do Catar faz com que o Corinthians comece o ano com seis mudanças em relação ao time base do treinador no segundo semestre do ano passado, isso porque além do zagueiro o elenco teve as saídas de Fábio Santos, Gil, Giuliano, Renato Augusto e Gabriel Moscardo.

Esse fato fez o Timão encarar o Guarani com seis mudanças na equipe titular, com destaque para a entrada de Félix Torres, que precisou ser escalado às pressas após Lucas Veríssimo deixar a equipe.

Além disso, a saída de tantos atletas impactou diretamente no banco de reservas, já que o Corinthians teve apenas nove de doze jogadores possíveis à disposição de Mano Menezes para mudanças, sendo quatro que nunca tinham entrado em campo pelo time profissional: o goleiro Matheus Roger, o zagueiro Rafael Venancio, o lateral-direito Guilherme Pellegrin e o volante Yago.

Falta de opções ofensivas no Timão

Augusto Melo já declarou que busca por reforços para o ataque alvinegro e essa necessidade ficou ainda mais evidente ao ver o banco de reservas contra o Guarani.

Dos nove atletas relacionados, apenas dois tinham características ofensivas (Wesley e Gustavo Silva). E mesmo com as chegadas de Guilherme Biro e Giovane, após a disputa do pré-olímpico com a seleção brasileira, o técnico espera contar com jogadores mais experientes para ter opções no elenco ou até mesmo disputar posição no time titular.

Entrosamento dos novos jogadores

A mudança de mais da metade do time titular, além da saída de atletas que faziam parte do elenco atrapalha diretamente no entrosamento dos jogadores.

Com menos de 15 dias de pré-temporada, Mano Menezes praticamente irá usar as partidas do Timão para acertar / ajustar o entrosamento da equipe.

Basta citar que a equipe fará apenas um treino na terça-feira (23), antes de encarar o Ituano na próxima quarta-feira (24).

Ausências de peso na estreia

Mano Menezes fez todo o trabalho de pré-temporada contando com Lucas Veríssimo e Rodrigo Garro entre os titulares.

Em relação ao meia, o treinador já tinha testado Matías Rojas, imaginando que por conta da questão de documentação ele não teria condições de jogo. Por outro lado, a saída do zagueiro fez com que Félix Torres tivesse sua estreia antecipada, praticamente sem treinar com o elenco do Timão.

Criação e ataque do Corinthians ainda precisam de ajustes

Outro desafio para Mano Menezes será melhorar a equipe no setor ofensivo. O jogo contra o Guarani teve o Timão repetindo problemas de 2023, com um meio de campo pouco criativo e o ataque com problemas de finalização.

Em relação a este quesito a expectativa é que Rodrigo Garro seja o meia de criação que o Corinthians procura desde 2023 e que com sua entrada a equipe possa melhorar seu ataque na temporada.

Estreia dos reforços

Em meio a tantos desafios e problemas para resolver, Mano Menezes pelo menos pode comemorar a boa impressão que três dos novos contratados deixaram no duelo contra o Guarani.

Raniele foi destaque no meio de campo, tanto na marcação como para iniciar jogadas de ataque. Já na defesa Hugo fez uma partida sem sustos enquanto Félix Torres, apesar de alguns erros no início do jogo, acabou formando uma dupla de zaga segura ao lado de Caetano.

Exit mobile version